Google Docs, O Office Gratuito Online: O Que É e Como Usar

Não acredito que exista alguém que tenha mais de 24 horas de acesso a internet que ainda não tenha ouvido falar do Google. Digo sem medo de errar que a marca é hoje a mais conhecida da rede.

O que pouca gente se dá conta é que a empresa Google não se resume a um serviço de buscas. São muitos e muitos serviços, em sua imensa maioria gratuitos e de boa qualidade, mas que são pouco explorados pelos usuários.

Google Docs

Um desses serviços ainda pouco conhecido é o Google Docs.

O Google Docs ou simplesmente Docs como é chamado por seus usuários, é uma espécie de suíte de aplicativos que funcionam on-line e que vão te ajudar a dar adeus ao Office do Windows.

Com um editor de textos, editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentações de slides e uma ferramenta para a criação de enquetes, o Docs é completo e o mais importante, simples!

Para começar a usar o Google Docs você só precisa criar uma conta.

Clique aqui e crie a sua!

Se você já tem uma conta Google você já tem uma conta no Docs, ainda que não saiba disso, uma vez que os serviços estão interligados.

Para tanto, você pode acessar  através da sua conta de email, bastando fazer login no Gmail e clicar em Docs no menu superior como mostra a figura abaixo:

Google Docs: O Que É e Como Usar 2

Em seguida você já terá acesso ao Docs e já poderá começar a usá-lo.

Para começar a usar seu primeiro documento, basta clicar na aba New (Novo) no canto superior esquerdo para abrir o menu de seleção.

Vá passando o mouse para destacar o que você quer

  • Document (Documento de texto)
  • Presentation (Apresentação de slides)
  • Spreadsheet (Planilha eletrônica)
  • Form (Formulário = Enquete) e Folder

(Pasta para organizar seus documentos). Escolha o que você quer clicando sobre o ítem e uma nova janela será aberta com a ferramenta escolhida. Como na figura abaixo:

Google Docs: O Que É e Como Usar 3

Além dos recursos comuns ao Office, mais a criação de enquetes, o Google Docs ainda conta com uma função que é realmente a melhor coisa que podiam ter inventado:

Compartilhamento de documentos

Compartilhar os documentos criados é uma das principais funções. Mas o que isso quer dizer?

Compartilhar seus documentos quer dizer que você pode permitir que outro usuário tenha acesso aos seus documentos. Não só acesso para leitura, como também para fazer qualquer tipo de alteração.

Sem dúvida alguma abre um leque incrível de possibilidades, sem deixar de lado a segurança. Uma vez que você pode continuar trabalhando em seus documentos em particular e dividir apenas os documentos que quiser.

Para compartilhar seus documentos, tudo o que você precisa é clicar no botão Share que está no canto superior direito da tela do documento que você está trabalhando e clicar na opção Invite People no menu que se abre. Como mostra a figura abaixo:

Google Docs: O Que É e Como Usar

Ao clicar em Invite People vai abrir uma janela com um formulário onde você deve preencher os campos assim:

Google Docs: O Que É e Como Usar 5

Preencha os campos e um email será enviado para a pessoa com quem você quer compartilhar aquele documento assim que você clicar em Send como indicado pela seta.

Você também pode ver que o título do documento já aparece no campo Subject que por sua vez será o título do email. No campo Invite você adiciona o email ou os emails (depende de com quantas pessoas você quer compartilhar aquele documento) e no campo Message você adiciona uma mensagem que é opcional.

Depois disso a pessoa com quem você quer compartilhar esse documento vai receber um email com um link para o documento. Tudo o que essa pessoa precisa para ter acesso ao documento é estar logado em uma conta google ou criar uma conta no Docs.

Pronto! Seu documento já está sendo compartilhado!

Video Aula sobre o Google Docs…

…do prof. Rodolfo Nakamura

Nota: Este texto foi escrito e editado no Docs! 😀

Comments

comments