O Que É Um Domínio Internet e Para Que Comprar Um Para O Seu Blog!

Em uma explicação mais técnica, segundo a Wikipédia:

“Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços…”

Dominio

Imagem: everystockphoto

Trocando em miúdos:

Domínio é o endereço que aparece na sua barra de navegação quando você está na primeira página do site!

Por exemplo, você está no IkaroBrasil.
Domínio: http://ikaro.net.br/

Isso é um domínio!

Agora, o que pouca gente sabe é que o “www” não pertence ao domínio e sim é apenas um tipo de conteúdo da rede como uma imagem, textos, sons, etc. Mas o www é o conteúdo mais difundido.

Na prática o domínio se divide em Nome e Extensão. Por exemplo:

Nome: ikaro
Extensão: .net

E para que serve um domínio?

Bom, se não fossem os domínios, ao invés dos endereços diferenciados que temos, o que teríamos hoje seriam sequências intermináveis de números (já imaginou?).

Portanto, os domínios servem para nomear, facilitar a vida dos usuários. Pense bem: Quanto menor e mais fácil de escrever, ler e falar é um endereço de um site, mais rápido você consegue memorizá-lo certo? Então, está aí a facilidade!

E como eu faço para adquirir um domínio?

Bom, no Brasil, você deve comprar seu domínio no REGISTRO.BR que é o Comitê Gestor da Internet Brasileira. No caso do REGISTRO.BR você precisa estar estabelecido no Brasil, seja como pessoa jurídica ou pessoa física.

Além disso, você pode registrar seu domínio através de empresas que vendem somente o registro do domínio ou um serviço de hospedagem para o seu site. Seja como for, geralmente o preço costuma ser o mesmo, mas pode acontecer no caso de compra através de uma empresa um custo um pouco maior, uma vez que estão fazendo todo o trabalho para você.

O certo é, sempre pesquise bastante antes de comprar um domínio, existem empresas sérias, mas também existe gente querendo se dar bem. Portanto, nunca deixe de dar uma passeada pelo pai Google antes de escolher a empresa. E mesmo assim, tente encontrar um conhecido que já tenha trabalhado com aquela empresa e pegue referências. O seguro morreu de velho!

Agora eu sei o que é um domínio, mas o que é um subdomínio?

Um subdomínio é uma subdivisão de um domínio. Ou seja, é como se você criasse um domínio dentro de um domínio. Para entender melhor, vamos ver um exemplo:

Temos o domínio: ikaro.net
Então quero criar um espaço com o meu nome por exemplo, um subdomínio! Ficaria assim:

tico.ikaro.net

Ou seja tico.ikaro.net é um subdomínio de ikaro.net

Aí você me diz: Então vale mais comprar um único domínio e sair usando vários subdomínios para os demais projetos certo?

Na verdade não! A utilização de um subdomínio é muito interessante em matéria de organização, mas saber se é melhor um novo domínio ou um subdomínio vai depender do projeto e dos profissionais envolvidos. Mas agora você sabe o que é um domínio e um subdomínio.

O fato é que a utilização de um subdomínio para projetos que estão relacionados ou portais é ótimo. Já para projetos que são totalmente diferentes um do outro não vejo vantagens nisso. Além claro, de projetos que criamos para arriscar ou testar alguma teoria. Não é vantajoso ter um projeto “mais ou menos” ligado ao nosso projeto principal, entende?

Além de tudo o que já foi dito, um domínio próprio também lhe dá o direito de usar o seu próprio e-mail. Isso quer dizer, uma extensão de e-mail relacionada ao seu domínio. O que acontece na prática é colocar o domínio a direita do arroba. Continuando com o nosso exemplo e usando o meu nome para um e-mail teríamos:

tico@ikaro.net

Esses e outros pontos fazem da aquisição de um domínio próprio uma enorme vantagem frente aos serviços gratuitos. Pense nisso!

Comments

comments