Como Economizar Energia Com o Seu Computador

Em tempos de crise, todo mundo querendo gastar menos, a conta de luz passou a ser mais uma preocupação e para quem trabalha com o computador não é diferente.

Por isso, vamos ver agora algumas dicas para economizar energia no uso diário do PC.

Processador mais quente =  gasto maior

Fan cooler

Quase ninguém pára para pensar na hora de comprar um computador que cada peça ali irá influenciar e muito no consumo de energia, mas o fato é que isso é uma verdade.

Só como exemplo: se você compra ou monta um computador com um processador que tem uma taxa de consumo de energia alta como um Pentium III (trauma antigo rs) ele vai dissipar mais calor.

Com isso você vai precisar de um cooler mais potente, o que resultará em um consumo maior de energia por parte do cooler também.

Claro que existem formas de economizar a energia gasta através da configuração de voltagem da placa mãe, mas isso já é técnico demais e eu não recomendaria aqui que quem não tem experiência no assunto tentasse fazer algo como configurar a frequência de barramento “na unha” ou coisa do tipo.

Essa informação do processador é mais para aguçar sua curiosidade sobre o assunto que qualquer outra coisa. Mas existem algumas ações práticas que qualquer pessoa pode tomar e que farão muita diferença no final do mês na sua conta de luz. Vamos ver!

Como desligar o computador

Você talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas a configuração básica do seu computador pode contribuir e muito para um aumento no consumo de energia.

Uma dica muito útil e que economiza energia é o modo de espera. Isso significa que você configura seu computador para ficar de tal forma que gasta bem menos energia enquanto ele estiver inativo.

A opção Em espera pode ser acessada através do botão Iniciar do Windows, bastando clicar em Iniciar, Desligar o computador e em seguida clicar em Em espera.

Como Economizar Energia Com o Seu Computador

Uma dica importante é que o modo Em espera pode e deve ser configurado antes de ser usado.

Uma vez que por padrão, o Windows o deixa configurado para pedir uma senha quando o computador sai do modo de espera (uma senha de administrador no caso). Se você não tem essa informação, então basta configurar o modo de espera para não pedir essa senha.

Vá em Painel de Controle -> Desempenho e Manutenção (Sistema e manutenção no Windows Vista eu acho) e em Opções de Energia.

Na janela que se abre, na aba Esquemas de energia em Sistema em espera escolha a opção Após 10 min ou algo assim (o que for melhor para você) e em seguida na aba Avançado desmarque a caixinha Solicitar senha quando o computador sair do modo de espera e depois clique em OK e pronto, seu computador está configurado para entrar no modo de espera após dez minutos de inatividade (lembrando que você pode controlar esse tempo ou não definir um tempo, acessando o modo de espera manualmente através do botão iniciar como explicado antes).

Economizar energia dos periféricos

led

Outra boa forma de economizar energia é desativando os periféricos que você não usa frequentemente. Você pode não perceber, mas aquela luzinha acessa o dia todo na sua impressora, no seu scanner e outros “brinquedinhos” também contribuem para o aumento da sua conta de luz!

Portanto, se não vai usar, deixe os seus periféricos desligados e seus respectivos programas fechados.

Escolhe um papel de parede escuro

Monitor

Já em se tratando do seu monitor, o consumo aumenta de acordo com o tamanho, mas a diferença não é tão grande assim. De qualquer forma, saiba que a teoria de desligar o monitor quando for ficar dez minutos ou mais longe do computador para economizar energia é besteira.

Uma vez que ao ligar o monitor o gasto de energia com o circuito eletrônico não compensa o tempo que ele ficou desligado. Além do fato que ao ficar ligando e desligando o monitor várias vezes você pode queimá-lo.

O ideal é usar um papel de parede mais escuro e deixar a proteção de tela ativa para quando não estiver usando o computador.

Basicamente, seguindo essas dicas eu garanto que você já vai notar uma bela diferença na sua conta de luz.

Experimente, você não vai perder nada com isso, pelo contrário, vai ganhar uns trocados para gastar em outra coisa que não seja pagando conta de luz!

Photo credits

Fan cooler: Rikhy Saragih
Led: Constantin Jurcut
Monitor: Tomasz Chrupa

Comments

comments