Erros do Windows e Velocidade Do HD: Porque Usar o Scandisk

Não sei quanto a você, mas eu me lembro muito bem do meu Windows 3.11 rodando em um 286 que me deixava louco e na época, a maior revolução (ao menos no meu mundo) foi comprar um 586 com Windows 95 saindo do forno (bons tempos).

Uma das tantas surpresas do Windows 95 na época foi o Scandisk. Muita gente com certeza não faz ideia do que eu estou falando, mas os usuários mais antigos (turma dos cursinhos básicos e logo depois internet discada favor levantar a mão \o/) com certeza vão se lembrar de passar horas e horas rodando o Scandisk no computador para que ele reparasse alguns erros mais simples.

Hard disk

Photo credit: Wikipedia PT

Tudo bem, agora para os que ficaram com saudades dessa época ou para os que não fazem ideia do que eu estou falando e só querem saber o que é Verificação de erros do Windows. Os dois vão ser respondidos ao mesmo tempo:

A Verificação de erros dos mais novos Windows (XP, Vista) e o antigo e saudoso Scandisk são a mesma coisa!

Tá! Acabei de ver uns três ou quatro saudosistas pulando na frente do PC agora. 😀

Então, você que sabe o que é o Scandisk pode ir usar a Verificação de erros do Windows agora mesmo e divirta-se! Agora, você não faz ideia do que seja isso, fica calmo que vai descobrir agora mesmo!

O que é e para que serve:

A Verificação de erros do Windows ou Scandisk é um programa que já vem com todas as versões do Windows e que é destinado a corrigir possíveis erros no sistema de arquivos e dados incompletos do Windows, além de varrer o seu HD em busca de setores físicos defeituosos.

Lembrando que essa verificação só corrigi erros lógicos de programação e não erros físicos como problemas no HD. Mas é muito útil saber se o seu HD está de fato com problemas ou não, antes de pensar em trocá-lo.

Como usar o Scandisk:

Só para não fugir a regra, assim como todas as boas funções do Windows, o Scandisk não está visível no Painel de controle, muito menos na área de trabalho ou desktop.

Para chegar até ele você deve clicar no ícone Meu computador na área de trabalho (se você não tem um descubra como adicionar o ícone meu computador na área de trabalho) e no ícone da unidade de disco que você quer fazer a verificação por erros, clique com o botão direito do mouse. Em seguida, no menu que se abre, clique com o botão esquerdo em Propriedades.

Na janela que se abre, clique na aba Ferramentas e em Verificar agora… como mostra a figura abaixo:

Verificação de erros do Windows: O que é e para que serve!

Em seguida vai abrir uma outra janelinha com duas opções:

Verificação de erros do Windows: O que é e para que serve! 2

Marque a primeira opção Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente e clique em Iniciar.

*Você até pode marcar a segunda opção Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los, mas eu não aconselho. Primeiro porque isso quase nunca acontece, ou seja, o programa não consegue corrigir os erros encontrados e recuperar os setores defeituosos, porque geralmente esses erros são graves demais para serem tratados de forma “automática”. E segundo porque isso costuma fazer com que o Scandisk demore muito mais para rodar. De qualquer forma, se você tem um tempo sobrando, pode marcar a segunda opção também.

Assim que você clicar em Iniciar, você verá uma nova janela com uma mensagem dizendo que A verificação do disco não pode ser executada… isso acontece porque o Windows está sendo executado por você e para que o scandisk funcione direito ele precisa ter acesso exclusivo a alguns dos arquivos do Windows no disco. Por isso, no final dessa “janelinha” ao ler a mensagem inteira você vai ver a pergunta: Deseja agendar a verificação deste disco para a próxima vez em que você reiniciar o computador? Basta clicar em Sim para que da próxima vez que você reinicie o computador a verificação seja feita.

Aí você pode reiniciar o computador e esperar o Scandisk fazer o trabalho dele. Aviso que isso demora um pouquinho, mas é interessante para quem nunca viu ficar olhando para a tela, só não vale dormir heim?

Assim que o trabalho do Scandisk estiver pronto o Windows será reiniciado sem problemas, não precisa se preocupar com nada!

É extremamente recomendável que você utilize o Scandisk a verificação de erros do Windows (uma vez por mês já é interessante, não precisa mais que isso) para manter o seu sistema sempre funcionando sem erros.

Lembre-se de uma coisa: Se existirem erros na sua unidade de disco que não são corrigidos, por menor que sejam vão se acumulando e ocupando cada vez mais espaço, o que faz com que seu computador fique cada vez mais lento.

Comments

comments