Como Esconder Seus Arquivos Pessoais e Informações Importantes

Pode até ser que você não, mas com certeza alguém que você conhece já fez aqueles cursinho básicos de Windows, Office e digitação (O famoso “pacotão”).

Nada contra, eu mesmo comecei assim lá no século passado (e nem se falava em inclusão digital na época). Agora, o grande problema desses cursinhos é que transformam os alunos iniciantes em crianças com uma arma carregada nas mãos.

Photo Credit: rjmiz

Ensinam logo de cara o que é duplo clique e as “pastas mais importantes” que são: Meus documentos, Meu computador e a Lixeira! 😀

Há! Experimente dizer para uma criança apontando para um vaso de cristal na mesa de centro da sala: “esse vaso é caro, muito valioso, cuidado!”

Aí eu te pergunto: Como proteger seus arquivos pessoais e informações importantes de crianças e pessoas não autorizadas sem ter que ficar criando pastas e renomeando arquivos?

Simples! Delete a pasta Meus documentos da sua área de trabalho!

Antes de pensar em sair por aí xingando até a décima geração da minha família, entenda uma coisinha simples: O que você tem na sua área de trabalho não são pastas, programas, etc. São apenas atalhos para os reais etc, programas e pastas!

Portanto, você pode deletar o que quiser que os programas vão continuar existindo. Claro, exceção feita para aquelas pessoas que salvam imagens e documentos de texto na área de trabalho, mas aí já não é comigo…

Uma dica simples e eficiente para não ter mais problemas com relação a usuários iniciantes curiosos, filhos pequenos mais curiosos ainda e outros curiosos do tipo é ter uma pasta Meus documentos fantasma.

Para tanto, o processo é bem simples e não requer prática tão pouco habilidade. Primeiro, delete a pasta Meus documentos da sua área de trabalho. Em seguida, crie uma nova pasta. Para tanto, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da sua área de trabalho, levar o cursor até Novo e clicar em Pasta. Como na figura abaixo:

Nova Pasta

Assim que a pasta é criada você pode nomeá-la como quiser. No nosso caso Meus documentos!

Depois disso você pode criar umas pastinhas e documentos de texto sem muita importância e salvar umas imagens da web também (só para dar um colorido), tudo dentro dessa sua nova pasta Meus documentos que só existe na área de trabalho e pronto!

Agora quando os curiosos chegarem você não vai ficar preocupado com o “desaparecimento” daquele arquivo importante que você tem certeza que tinha salvo, mas que todo mundo jura que não mexeu, não viu e nem sabe o que é!

Ah, e a sua pasta Meus documentos original? É isso que você quer saber? Onde você a encontra?

Vá no menu Iniciar que você encontra ela ali logo no começo! Simples assim!

Caso você não encontre no Menu Iniciar (pode acontecer), basta clicar em Meu computador – > Documents and Settings -> usuario – > Meus documentos.

Boa sorte aproveite a dica e até o próximo tutorial!

Comments

comments