Firefox 3.5: Funcionalidades do Novo Navegador Mozilla

Como desenvolvedor, simplesmente não consigo pensar na possibilidade de editar um código on-line em um outro navegador que não seja o Mozilla Firefox.

Firefox 3.5

Eu sei, alguns são mais rápidos, outros mais leves, mas para quem desenvolve códigos não tem jeito, é preciso confiança no resultado e é isso que o Mozilla nos dá.

Por isso, continuando com a nossa série sobre os principais Browsers (navegadores), hoje vamos falar do novo Mozilla Firefox 3.5. Suas principais características, funções e truques ainda pouco conhecidos.

Um pouco de história

Para quem nunca ouviu falar do Mozilla Firefox, saiba que ele é um navegador de código aberto desenvolvido pela Fundação Mozilla com ajuda de centenas de pessoas que trabalham como colaboradores.

Desde o início a intenção da fundação foi desenvolver um navegador leve, seguro e intuitivo.

“Antes do lançamento da versão primeira 1.0, em 9 de novembro de 2004, o Firefox já havia sido aclamado por várias publicações, incluindo a Forbes e o Wall Street Journal.

Com mais de 25 milhões de transferências nos primeiros 99 dias após o lançamento, o Firefox se tornou uma das aplicações em código-livre mais usadas por usuários domésticos.

A marca de 50 milhões de transferências foi atingida em 29 de abril de 2005, aproximadamente 6 meses após o lançamento da versão 1.0.

Em 26 de julho de 2005, o Firefox alcançou os 75 milhões de transferências, e a 19 de outubro de 2005 alcançou os 100 milhões de transferências, antes de completar o primeiro ano da versão 1.0.”

Fonte: Wikipédia

Depois de reinar absoluto entre os navegadores mais usados, o Mozilla Firefox hoje luta para se manter no topo e com sua mais nova versão 3.5 vem tentando se aperfeiçoar para bater de frente com os seus principais concorrentes.

Estabilidade do sistema

Com um novo JavaScript baseado no TraceMonkey, a nova versão do Mozilla Firefox chega com a promessa de trazer uma melhor performance e maior estabilidade durante a navegação. E mesmo já não tendo grandes problemas de estabilidade a Mozilla afirma que a nova versão está ainda mais confiável.

Rapidez na exibição

Uma das maiores mudanças na parte estrutural do novo Firefox é com relação a sua velocidade de exibição. Estou falando do Gecko layout engine, que possibilita a visualização do conteúdo das páginas de forma mais rápida e mais funcional que as outras versões.

Além disso, a nova versão do Firefox agora apresenta suporte ao novo formato HTML 5, com todas as inovações no que se refere a mídia exibida nos sites.

Limpeza do histórico personalizada

limpeza histórico Firefox

Uma das vantagens da nova versão do Mozilla Firefox é a possibilidade de você decidir qual o período de tempo você gostaria de excluir do seu histórico.

A limpeza ainda funciona como as versões anteriores, através da guia Ferramentas, mas agora te permite apagar apenas algumas horas, dias ou simplesmente apagar todo o histórico de uma só vez!

Navegação privativa

Assim como os seus principais concorrentes no momento (Google Chrome com o modo de Navegação Anônima e o Internet Explorer com o modo InPrivate) o Mozilla Firefox apareceu em sua nova versão com o modo de navegação privativa.

A função que está na guia Ferramentas, pode ser iniciada em qualquer janela e a qualquer momento sem que para isso você perca seus dados de sites que esteja visitando durante o processo.

Assim como as funções parecidas em seus concorrentes, a navegação privativa do Firefox não permite que nenhum dado inserido seja salvo no computador. O que é muito importante em casos de sites em que você precisa passar informações bancárias ou coisas do tipo sem deixar rastros.

Navegação por abas

navegação em abas

A navegação por abas foi uma invenção da Mozilla e sem dúvida alguma a maior revolução da história.

O funcionamento das abas é em tese muito simples, porém não foi pensado pela concorrência. A ideia de ter um site abrindo em segundo plano na mesma janela é incrível em matéria de economia de tempo e praticidade. Daquelas ideias simples, mas que todo mundo diz: Como é que eu não pensei nisso antes!

Feed (RSS)

A integração dos feed (RSS) nos Favoritos do Firefox permite que o usuário fique sabendo das atualizações e últimas notícias dos seus sites da forma mais simples possível, tudo ao alcance de um clique.

Restauração da sessão

restauração da sessão

Essa é sem dúvida uma grande vantagem da nova versão do Mozilla Firefox. A restauração da sessão é um ponto muito útil dessa nova versão e pode ser vital para quando você encontra aquele site que quer salvar e visitar sempre, enquanto navega em outro site pelas abas e a energia elétrica é interrompida ou o navegador trava, por exemplo. Assim que o Firefox é reiniciado você tem a opção de iniciar uma nova sessão ou restaurar a última sessão. Simples e direto!

Corretor ortográfico

Corretor ortográfico

A nova versão do Firefox possui um corretor ortográfico integrado e que realmente funciona, principalmente na hora de escrever e-mails ou preencher um formulário. Até mesmo na hora de fazer um comentário em um blog, os erros sejam de digitação, acentuação ou o que for, são grifados em vermelho e uma opção correta é apresentada ao se clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra.

Proteção contra páginas falsas

antifraude

Um recurso interessante dessa nova versão é o recebimento através da internet com atualização constante uma lista de sites que são suspeitos de roubo de informações ou coisas do tipo e os bloqueia antes de serem visitados.

Pesquisa inteligente

O campo de pesquisa dessa nova versão do Mozilla Firefox ficou bem melhor. Localizada a direita da barra de ferramentas e abre direto a página com o resultado das pesquisas. Além de trazer o comando localizar página acha o texto a medida que você vai digitando.

Tá tudo bom, tudo bem, eu sei que o que você quer agora são as dicas, então toma:

Navegação por abas, como…

  • abrir uma aba vazia
    Para abrir uma nova aba, basta clicar no sinal de Soma no lado direito das abas ou ir em Arquivo -> Nova aba ou ainda pressionando Ctrl + T
  • abrir links em uma nova aba
    Clique com o botão direito do mouse sobre o link e selecione Abrir em nova aba ou clique no link com o scroll (rodinha) ou ainda clique no link enquanto mantém a tecla Ctrl pressionada
  • reabrir abas fechadas
    Clique com o botão direito do mouse na barra de abas e selecione a opção Reabrir aba. Isso faz com que a aba que foi fechada por último seja reaberta ou ainda você pode usar Ctrl + Shift + T
  • comandar as abas com o teclado
    Para abrir uma aba segure a tecla Ctrl e pressione a tecla T. Já para fechar a aba atual segure a tecla Ctrl e pressione a tecla W ou F4.
    Para ir para a aba da esquerda pressiona as teclas Ctrl + Shift + Tab ou Ctrl + PgUp.
    Ir para a aba da direita pressione Ctrl + Tab ou Ctrl + PgDn.
    Para exibir da primeira a oitava abas, basta segurar a tecla Ctrl e ir pressionando os números 1, 2, 3… até 8.
    E para exibir a última aba segure a tecla Ctrl e pressione o número 9
  • abrir janelas ao invés de abas
    Essa é para fechar e só para dizer que eu tentei agradar a todos (eu sei que isso é impossível).

Se tem alguém aí que adorou o Mozilla Firefox, mas só não gostou da navegação por abas (vai saber né?), aqui está uma forma de fazer com que os links abram em novas janelas e não abas. Faça assim:

Vá em Ferramentas -> Opções e selecione o painel Abas. Marque o item Em nova janela e clique em OK.

Instalação

Além de tudo o que já falamos aqui sobre o Mozilla Firefox, ainda existe um ponto que no mínimo, deveria fazer você pensar em baixá-lo e experimentá-lo por uns dias:

Com menos de 7MB na versão para Windows, o Firefox pode ser tão leve ou tão pesado quanto você queira, uma vez que são os plugins e acessórios que você instala é que deixam o Firefox pesado. E mais, assim que você executa o instalador, tudo é configurado de forma automática e inclusive os seus Favoritos são copiados do seu antigo navegador sem problemas. Tudo rápido e muito fácil!

Clique aqui para ir até a página do Mozilla Firefox e baixar a versão mais recente desse que é na minha opinião ainda o melhor e mais completo navegador.

E você? Qual o melhor navegador? Já testou o Firefox? Deixe o seu recado!

Comments

comments