Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 2

Seguindo com nossa série sobre formatação, como dito no artigo anterior Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 1, antes de começar a formatação propriamente dita, existem alguns cuidados que devemos ter. No caso, salvar nossos dados mais importantes.

Hard disk

Photo Credit:  Pavel Matoušek

E para o nosso computador, dados importantes podem ser traduzidos como: Drivers!

Se você não sabe, os drivers são programas responsáveis por gerenciar os componentes de hardware.

Trocando em miúdos, são os drivers os responsáveis pelo funcionamento das placas, periféricos e tudo mais que nos possibilita utilizar o computador como usamos hoje.

Salvar nosso drivers

Existem várias formas de salvar nossos drivers. A mais fácil delas e ao mesmo tempo a mais aconselhável é copiar os drivers que já temos instalados em nosso computador. Para tanto, podemos usar programas especiais para isso.

Um exemplo de programa gratuito e que funciona bem é o Driver Magician Lite.

Driver magician

Um programa que lista todos os drivers de todos os componentes presentes no computador, além disso, diferencia quais estão presentes por padrão no Windows e quais não estão. E assim você escolhe quais salvar ou não.

Existem vários programas para isso, você escolhe qual o melhor para o seu caso. São simples de usar e realmente cumprem o que prometem.

Uma outra opção é ter em mãos o modelo de sua placa mãe e buscar na internet pelos drivers que são disponibilizados pelo fabricante. Se você não tem o manual de seu placa mãe, você pode usar um programa chamado PC Wizard.

pcwizard

Quando você roda esse programa, ele te mostra todos os dispositivos que você tem instalados em seu computador, entre eles, o modelo de sua placa mãe.

Vá até o site do fabricante e faça o download dos drivers do seu computador pelo modelo da placa. Grave os drivers um por um em CD ou HD externo.

Bom, com os drivers salvos, quero passar uma dica simples e que vai fazer toda a diferença para as próximas formatações. Vamos particionar o HD.

Particionar o Hard Disk

Ao falar em particionar o HD, estamos falando em dividi-lo em duas ou mais partes, deixando uma delas para o Sistema Operacional e programas instalados e a outra para os seus arquivos pessoais.

Na prática, isso significa que na próxima vez que você precisar formatar o HD, você não vai mais precisar se preocupar em salvar seus arquivos pessoais, bastando formatar a partição onde está instalada o Sistema Operacional.

Entendido isso, vamos montar um esquema de partições!

Para montar um esquema de como será dividido o HD ou os seus HDs você deve escolher qual o melhor esquema para a sua necessidade. Por exemplo:

  1. Duas partições, uma para o Sistema Operacional e Programas e outra para os seus arquivos pessoais.
  2. Três partições, uma para o Windows, outra para o LInux e outra para os seus arquivos pessoais.

Uma vez que você definir em quantas partições quer dividir o HD é hora de definir o tamanho de cada uma.

Normalmente um Sistema Operacional como o Windows XP necessita de no máximo 4GB para rodar com folga. Mas se você vai instalar o Sistema Operacional junto de programas pesados como editores de imagens e/ou textos, jogos e outros, será interessante deixar pelo menos 10GB de espaço. O tamanho de cada partição vai depender do que será instalado em cada uma delas.

Uma vez seus drivers salvos e a definição de como será particionado o HD, já temos tudo o que precisamos para começar a formatação de fato, inclusive a partição propriamente dita será feita durante o processo de formatação. O que faremos no próximo artigo dessa série!

Comments

comments