Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 4

Seguindo com a nossa série sobre formatação, chegamos ao último artigo. Aqui vamos ver como terminar a instalação do Windows e colocar o PC para funcionar sem problemas.

Se você não acompanhou essa série sobre formatação, basta conferir os outros três artigos já publicados (Parte 1 , Parte 2, Parte 3 )

Imagem: everystockphoto

Agora vamos ver a finalização da instalação do Windows:

Após o sistema reiniciar automaticamente, o CD do Windows será acessado e a instalação irá para a sua fase final.

No processo final de instalação, você terá que informar a sua cd key que é uma sequência de números e letras que vem junto com o CD original do Windows. Além disso, você irá preencher um formulário com seu nome, nome da empresa (se for o caso), horário, idioma, etc…

Algumas coisas devem ser feitas na hora, outras podem ser deixadas para depois, mas como nosso objetivo aqui é fazer as coisas de forma mais simples possível, vamos fazer tudo durante a instalação, assim não precisaremos nos preocupar mais tarde.

Em caso de dúvida, vá clicando em Avançar e caso você tenha esquecido uma informação obrigatória, o Windows irá acusar e basta voltar e preencher. O ponto principal nesse caso será a página Configurações de rede. Aparecendo durante o processo, selecione Configurações típicas, a não ser que você queira (e tenha conhecimento para isso) configurar manualmente os componentes de rede.

Então, vá preenchendo os campos que forem aparecendo com as informações pedidas, não tem erro. Preenchendo todos os campos que são obrigatórios e seguindo em frente, o Windows irá reiniciar e ao mesmo tempo perguntar se você deseja registrá-lo e outras informações tudo automático, bem simples. Basta continuar seguindo as instruções.

Vá seguindo o processo de instalação (é um pouco demorado, mas necessário) até que você consiga chegar na área de trabalho do Windows. Chegando até a área de trabalho limpa, parabéns (a instalação foi concluída)! Ejete o CD do Windows e vamos começar a última fase!

Vamos às configurações básicas:

Vá no ícone Meu computador (deve ter sido criado automaticamente) e se você optou por particionar seu HD (caso contrário, se não particionou, pule essa parte), você deve ver dois discos locais (C e D se assim você os nomeou), dê um duplo-clique no segundo disco que você criou e você deve ver uma mensagem dizendo que a partição não está formatada (não se preocupe, isso é absolutamente normal). Escolha o sistema de arquivos e marque a opção Formatação rápida. Clique em iniciar e em poucos segundos o processo estará finalizado e sua partição estará pronta.

Dica: Durante o processo final de instalação, você verá várias vezes o Windows sendo reiniciado e uma mensagem: Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD , resista a tentação e não aperte nada, somente quando for pedido isso no tutorial, caso contrário você pode perder todo o trabalho feito até então.

Essa é a hora de reinstalar os drivers (se você usou um programa como o Driver Magician Lite que foi indicado na segunda parte desse tutorial, seu trabalho será bem fácil, basta reinstalá-lo no seu computador e ele fará o processo de instalação dos drivers que você salvou antes).

Agora, se você é dos que prefere ter tudo na mão e saber exatamente o que está acontecendo, você deve ter salvo todo os drivers um por um não é mesmo?

Tudo bem, vá até o ícone do Meu computador e clique com o botão direito do mouse nele e com o botão esquerdo em Propriedades. Vá até a aba Hardware e clique em Gerenciador de dispositivos (você verá uma lista com o nome dos drivers instalados no seu computador). Naqueles que não foram instalados automaticamente, você verá um sinal de exclamação em um balãozinho amarelo. Isso quer dizer que o driver não está instalado. Para instalá-lo, dê um duplo-clique sobre o driver com o balãozinho amarelo e na janela que se abre, na aba driver, clique no botão Atualizar driver e marque a opção Não, não agora e clique em Avançar como mostra a figura abaixo:

Assistente para atualização de hardware 1

Na próxima janela marque a opção Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e clique em Avançar para continuar.

Assistente para atualização de hardware 2

Na janela seguinte, marque a opção Pesquisar mídia removível (disquete, CD-ROM…) se você salvou seus drivers em uma mídia assim e clique em Avançar, caso contrário, clique em Procurar para escolher o local onde estão salvos os seus drivers. Quando encontrar, clique em Avançar.

Assistente para atualização de hardware 3

Repita o processo com todos os drivers que não foram instalados automaticamente pelo Windows.

Agora instale o seu antivírus e vamos à conexão com a internet. Lembre-se, antes de se conectar a internet, instale o antivírus (Seguro morreu de velho).

Para configurar a internet, cada caso é um caso, vai depender do serviço que você usa e não tem como tentar cobrir todos aqui. No caso de banda larga, basta entrar em contato com a empresa que vão lhe orientar, sem problemas. No caso de internet discada (dial-up), vamos a uma orientação básica!

Primeiro você vai precisar de um discador. Entre os mais usados estão os serviços gratuitos:

IG
MSN
POP
YAHOO
CLICRBS

Escolha o seu, faça o cadastro e baixe o discador.

No meu caso, gosto de fazer a conexão de forma tradicional (é mais garantido), para isso é necessário o número de telefone que o provedor disponibiliza para a conexão. Isso vai depender da sua cidade, sendo que cada discador utiliza um número diferente. Eu conheço e indico o da IG que tem uma lista completa dos números para as principais cidades do Brasil no link abaixo:

IG – Números para Conexão

Dica: É bom ter um discador guardado em um HD partição/externo ou CD, mesmo você perdendo sua senha e nome de usuário depois de uma semana sem uso, você pode sempre entrar como usuário não cadastrado e fazer o cadastro depois que estiver on-line.

Eu poderia dizer que o discador faz todo o trabalho já que a rede é configurada automaticamente pelo Windows XP, mas o fato é que já vi muita gente tendo problemas com isso. Portanto, vamos ver os passos para a instalação:

Com o número de telefone, usuário e senha em mãos, vá até o botão Iniciar e em Painel de controle. Clique em Conexões de rede ou Configurar a conexão com a internet (o nome pode variar de instalação para instalação, mas você sempre vai ver algo relacionado com a conexão de rede). Na janela que se abre, vá clicando em Avançar até chegar a uma opção que diz Configurar minha conexão manualmente. Marque e clique em Avançar. Em seguida, digite o número do provedor e clique em Avançar, depois o nome de usuário e senha (senha duas vezes) e clique em Avançar e depois clique em Concluir.

Uma vez a conexão a internet instalada (partindo do princípio que você tem um modem e uma linha telefônica que já funcionavam antes da formatação) você está pronto para baixar os programas que quiser e aproveitar sua máquina limpa e mais segura.

Espero que essa série de artigos ajude a resolver as dúvidas básicas sobre formatação e instalação do Windows e principalmente ajude a acabar com o medo que as pessoas tem da palavra Formatação!

Comments

comments