Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 3

Como vimos nos artigos anteriores (Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 1 / Parte 2), antes de começar a formatação propriamente dita, precisamos tomar uma série de medidas que envolvem a segurança de nossos arquivos. E agora que já sabemos disso, vamos partir para a formatação propriamente dita!

Importante: Antes de iniciar a formatação você deve ter um CD do Windows em mãos. Não vou nem falar que o CD deve ser original, mas tenha certeza de que não me responsabilizo por quaisquer danos ocorridos ao seu computador no caso de uso de um CD pirata.

Além do CD você também vai precisar da sua CD-Key que é uma série de números que vem junto com o CD original e será pedido para que você os informe em certo momento da instalação do Windows. Então vamos lá!

Coloque o CD do Windows e reinicie o computador. Quando reiniciar fique pressionando a tecla DEL para entrar no SETUP (lembre-se que como dito nos outros artigos da série, a formatação irá apagar todos os arquivos do seu HD, portanto tenha certeza de que salvou seus arquivos e informações importantes).

Ao ficar pressionando a tecla DEL, você vai abrir uma tela assim:

Formatando PC 1

Utilize as setas direcionais do teclado para selecionar a opção Advanced Setup e pressione a tecla Enter. Caso você não tenha essa opção no seu computador, não tem problema, basta selecionar a segunda opção e pressionar a tecla Enter para abrir a próxima tela:

Formatando PC 2

Mais uma vez, utilize as setas direcionais para chegar até a opção 1st Boot Device (que é a primeira coisa que é carregada quando o computador é iniciado) pressione a tecla Enter e escolha a opção CDROM. Isso vai fazer o computador reiniciar pelo CD do Windows que vamos usar para a instalação.

Em seguida, saia do Advanced Setup clicando em ESC e entre novamente clicando Enter para ver se a opção CDROM continua selecionada. Se estiver (deve estar), você deve ir pressionando a tecla ESC até voltar para a primeira tela e usar as setas direcionais até chegar em Exit, pressionando Enter para salvar e sair ou F10.

Feito isso, o computador vai reiniciar e agora ao invés de pressionar a tecla DEL como fizemos no começo, vamos pressionar F8. Você verá a seguinte mensagem Press any key to boot from CD… basta precionar qualquer tecla para que o CD inicie.

Apenas não demore muito para fazer isso, caso contrário você perde tudo o que fizemos até aqui e terá que começar tudo outra vez.

Formatando PC 3

Nessa fase NÃO pressione nenhuma tecla, apenas espere até chegar nessa tela:

Formatando PC 4

Pressione a tecla Enter para começar a formatação, R para corrigir eventuais problemas do sistema ou F3 para sair.

Como estamos falando de formatação aqui, então vamos de Enter. Você verá uma tela assim (que mostra onde será salvo o Windows):

Formatando PC 5

Te aconselho a não alterar o local de instalação do Windows ( c: ) uma vez que todos já estão acostumados com o Windows instalado no drive C. Portando, basta pressionar a tecla ESC para continuar e chegar até a próxima tela:

Formatando PC 6

É nessa tela que faremos a partição do HD (como dito no último artigo) fazendo com que nosso computador fique mais rápido e ao mesmo tempo, salvando nossos arquivos dentro do próprio computador, facilitando nossa vida para a próxima formatação.

Para criarmos uma partição basta pressionar a tecla C e ali definir o tamanho de cada partição, bem como quantas partições queremos criar. Para excluir uma partição, bastar selecioná-la e pressionar a tecla D (no caso de excluir uma partição o Windows irá perguntar duas vezes se é isso mesmo que você quer, basta pressionar a tecla Enter e depois a tecla L na segunda tela).

Lembre-se, você quem decide se deve criar ou não mais de uma partição. Isso não interfere no processo, mas eu te aconselho a ter ao menos duas como já falamos no segundo artigo da série.

De qualquer forma, se você quer criar uma partição, basta seguir os passos acima e em seguida pressionar a tecla Enter, caso contrário, pressione logo de cara a tecla Enter para continuar e você verá a seguinte tela:

Formatando PC 7

Utilize as setas direcionais para escolher a opção Format the partition using the NTFS file system e pressione a tecla Enter para continuar
Você verá uma tela com a mensagem: Setup is fornatting…

Deixe carregar até atingir 100% (não precisa fazer nada) o computador será reiniciado.

NÃO remova o CD do Windows (eu disse NÃO REMOVA o CD, caso contrário você perderá tudo o que fez até agora).

A partir daqui, os passos são automáticos e você poderá seguir as orientações dos menus do CD de instalação sem problemas.

De qualquer forma, este tutorial já está bem grandinho, então no próximo artigo vamos ver esses passos e o mais importante:

Como terminar a instalação do Windows e colocar o PC para rodar novamente com conexão a internet e tudo mais. Não perca!

Não entendeu? Leia os dois primeiros artigos da série:

Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 1

Como Formatar o Seu Hard Disk de Forma Simples e Prática – Parte 2

Comments

comments