Navegador Safari: Diferente Sim, Melhor Não

Para quem não conhece ainda o Safari, ele chegou com a promessa de ser o mais rápido entre os navegadores e até certo ponto, cumpriu essa promessa.

safari logo

O Safari é um browser bem estável e confiável em minha opinião. O que atrapalha e talvez deixe a maioria dos usuários meio desanimados na hora de testá-lo talvez seja o fato de ter um visual um pouco diferente dos navegadores tradicionais ou a falta de uma versão em português.

A Apple, empresa idealizadora e responsável pelo Safari, disponibilizou a versão final  para Windows, no primeiro dia da WWDC (Apple’s Worldwide Developer’s Conference) com a promessa de velocidade e estabilidade que fez a concorrência perder o sono.

A verdade

O fato é que de uma promessa assombrosa, o novo Safari não assustou tanto assim em sua versão final.

Com um visual moderno, veloz sim, é verdade, mas não tanto quanto o prometido e muito menos como a concorrência tinha medo que fosse. Simplesmente o que se viu foi mais um navegador, que como os outros, depende da configuração do PC do usuário para funcionar com o máximo que pode oferecer. É claro que existem novidades e algumas bem interessantes que fazem do Safari um navegador competitivo. Coisas como:

Visualização Top Sites no Safari

topsite safari

Os Top Sites na verdade são uma opção que permite a visualização dos sites mais visitados por você, mas é possível definir quais ficarão lá permanentemente e qual sua posição.

E a quantidade de sites pode variar dependendo do modo de visualização, que se divide em pequeno, médio e grande, sendo assim a quantidade pode variar entre 6 e 24, sendo que os atualizados desde a última visita recebem uma marca que é uma estrela em fundo azul.

Essa é sem dúvida uma novidade interessante, mas infelizmente, nem sempre as miniaturas dos sites aparecem como deveriam.

Ainda assim vale conferir, pois a aparência do Top Sites é incrível. Um visual muito bem trabalhado e que chama a atenção. Além dos efeitos de transição de tela que dão um show com sua movimentação fluida e os reflexos das miniaturas.

Cover Flow

Coverflow Safari

A ideia, teoricamente, do Cover Flow era a de visualizar uma miniatura dos sites adicionados aos Favoritos economizando tempo, mas a verdade é que, ao menos na versão para Windows, a Cover Flow não funciona como prometido (ao menos não com a versão testada aqui).

Pesquisa do Histórico

Safari history search

Uma outra novidade do Safari é a pesquisa completa do histórico (Full History Search).

Que como o próprio nome diz, te permite procurar por sites armazenados em seu histórico por uma barra de rolagem que controla o movimento das visualizações das miniaturas.

Mas infelizmente, em algumas vezes as miniaturas não aparecem (juro que não estou sendo chato com isso, simplesmente estou relatando o que aconteceu).

O tamanho da janela

Um ponto extremamente positivo no Safari com relação a concorrência é o tamanho da janela.

Uma vez que se você quiser, você pode optar por deixar apenas a barra de endereços aparecendo o que resulta em um maior espaço para visualizar imagens e tudo mais que ocupe toda a tela.

E além disso, a barra de endereços é totalmente personalizável, já que é possível definir seu posicionamento e o tipo de ferramentas que serão exibidas.

A tão falada velocidade

Infelizmente a velocidade prometida não chegou!

O fato é que o Safari é um bom navegador, mas não é nem de longe o mais rápido deles, nem ao menos chega perto disso. Na minha opinião, nada que chame atenção suficiente para valer uma indicação por conta disso.

O que eu posso e gostaria de usar como argumento para que todos experimentem o Safari é o seu visual.

Se a navegabilidade e velocidade se equiparam com os demais navegadores, ou ao menos chegando perto, é no seu visual que o Safari se destaca.

O que pode ser visto na integração perfeita do seu visual com o Windows instalado no PC. Some ao seu visual a estabilidade que de fato existe e temos um navegador que merece ser testado.

Quem sabe esse não é o navegador que mais se encaixa no seu jeito de navegar? Só testando para ver!

Clique aqui, instale o Safari e tire suas próprias conclusões!

Comments

comments