WP Tutorial: Como Instalar Plugins no WordPress

A instalação de plugins em WordPress é algo simples e rápido na grande maioria das vezes, sendo que o processo de instalação será sempre o mesmo, mudando apenas a configuração em alguns plugins específicos. Então, vamos lá!

Wordpress

Encontrando o plugin:

Hoje em dia são muitos os desenvolvedores de plugins e existe uma gama imensa de plugins para praticamente tudo que você possa imaginar.

A melhor forma de se encontrar plugins para WordPress, além da pesquisa por tutoriais sobre determinado plugin, é consultar o diretório de plugins do WordPress.

Até a data de hoje o diretório já dispõe de mais de seis mil plugins disponíveis para download.

Baixando o plugin escolhido:

Ao fazer o download do plugin escolhido, você receberá uma pasta zipada. Antes de poder usar o plugin você terá que descompactar a pasta. Para tanto, você pode usar o descompactador de arquivos do próprio Windows ou um programa específico como o Winrar.

Fazendo o upload do plugin:

Depois de escolher, baixar e descompactar o seu plugin, é hora de enviá-lo para o seu servidor. Lembre-se, todo e qualquer plugin deve sempre ficar na pasta plugins (wp-content/plugins). Partindo do princípio que você já tem o seu blog instalado e funcionando, tudo o que você vai precisar é utilizar um cliente FTP.

Existem vários, inclusive é possível se fazer isso através do Internet Explorer. Mas se você não tem ideia de como se faz, te aconselho a usar um programa específico para esse fim. Entre tantos existentes no mercado, um que uso e recomendo é o Filezilla.

Ativar o plugin:

Após fazer o upload do plugin para o servidor, você deve ativá-lo no painel de controle do WordPress. Para isso, no menu Plugins em Installed você verá uma lista dos plugins que você tenha enviado para o seu servidor. Encontre nessa lista o plugin que você fez upload e clique em Activate para ativá-lo. Dependo do plugin, você pode ter que fazer alguma alteração, mas isso geralmente é indicado no site do desenvolvedor.

De qualquer forma, depois de instalados, você pode fazer alterações em seus plugins através do menu Settings -> NOME DO PLUGIN ou diretamente nessa lista de plugins citada acima.

Dica: Alguns plugins são apenas arquivos, já outros são arquivos e pastas. Assim que você descompacta o plugin você vai ver essa estrutura, bastando prestar atenção as indicações do desenvolvedor. Mas lembre-se que atenção para a instalação e seguir as orientações do desenvolvedor é fundamental para o sucesso da operação.

Regra geral, os desenvolvedores costumam incluir arquivos de instruções ou prints do plugin na pasta raiz e o plugin mesmo em uma subpasta. Portanto, cabe a você prestar atenção na pasta após descompactada e na lista de plugins quando você faz o upload. Se o plugin não estiver na pasta raiz ele nem vai aparecer nessa lista.

É isso, espero que ajude quem está começando. Até o próximo tutorial!

Comments

comments