Novo Internet Explorer 8: O Navegador Microsoft é Ainda o Mais Usado

internet explorer 8

Não adianta, por mais que quem já tenha tempo de estrada (e testes com outros navegadores) não morra de amores pelo Internet Explorer, ele ainda é o navegador mais usado do mundo.

Portanto, se você é usuário, não se preocupe, se não usou, você ainda vai usar um computador com Internet Explorer.

E se você é desenvolvedor, webmaster e afim, não tente escapar, passe a testar e corrigir seus projetos para funcionar no Internet Explorer da melhor maneira possível.

É bem verdade que a Microsoft ficou um bom tempo sem atualizar seu navegador, mas visto o terreno que estava perdendo frente ao seu rival Mozilla Firefox todos já esperavam uma resposta na nova versão do Internet Explorer.

E foi isso que aconteceu com o lançamento de sua última versão!

A nova versão apresentou um visual renovado e uma série de melhorias que deixaram o IE mais esperto, com uma navegação mais inteligente e bem mais interativa.

Claro, a velocidade ainda continua sendo um problema com relação aos concorrentes, mas agora podemos até ter um pouco de esperança com relação ao futuro do Internet Explorer.

Para quem deixou de usar o Explorer quando encontrou um navegador melhor, talvez nem tenha se dado ao trabalho de conhecer suas novas versões.

Se formos levar em conta que a Microsoft passou anos sem fazer nenhuma melhoria no IE isso é mais que compreensível. Por conta disso, vamos ver um apanhado de novidades que vieram com o IE7 e que foram ainda mais aperfeiçoadas no IE8.

Um navegador mais inteligente

O Internet Explorer 8 chegou com a promessa de ser um navegador inteligente. De “pensar” no que o usuário quer e não de ficar esperando por um comando.

Os principais objetos do IE não mudaram, ele ainda é um navegador estruturado e pensado com base em três pontos:

  1. Segurança
  2. Facilidade de uso
  3. Dsenvolvimento web.

A aparência do Internet Explorer realmente melhorou muito e ganhou ares mais modernos com um estilo próprio. Além de estar recheado de novidades que vamos ver agora!

Visual simplificado

Como já disse antes, a aparência do IE está bem mais moderna e simplificada.

Com uma interface gráfica totalmente refeita pensando em tornar a vida do usuário mais simples, aquela quantidade enorme de botões e atalhos que sempre atormentaram os usuários do Internet Explorer agora quase não existem e a navegação está bem mais intuitiva.

Foi feito todo um trabalho nessa parte de botões, tornando o navegador mais moderno, com um visual mais atual.

Exemplo disso são os botões Voltar e Avançar, bem mais bonitos e melhor localizados. Além da possibilidade de escolher o sistema de pesquisa que mais lhe agrade, inclusive o Google.

Além do visual mais limpo e moderno como disse antes. O Internet Explorer trouxe algumas novidades interessantes e que merecem destaque. Tais como:

Navegação por abas

Essa é sem dúvida a melhor mudança do Internet Explorer. A navegação por abas é uma ideia que demorou, mas finalmente foi aceita pela Microsoft e agora você pode abrir todos os seus sites preferidos em uma mesma janela, ganhando velocidade e principalmente organização.

Miniaturas

Ao lado das abas, você encontra um botão que ao ser clicado fornece uma página com miniaturas de imagens de todas as páginas que estão abertas nas abas naquele momento.

Sistema de busca

A nova barra de pesquisas do Internet Explorer foi aprimorada e diversos aprimoramentos foram incorporados.

De mais locais para pesquisar, passando pelas sugestões constantes que ajudam muito na hora de fazer uma pesquisa por algo que só se sabe a metade ou a primeira parte do nome.

Aceleradores

Vamos supor que você gostou de um texto em algum lugar e quer publicá-lo copiando-o no seu blog (lembre-se que plágio é crime, isso é apenas um exemplo). Os aceleradores permitem que você faça isso de forma simples e rápida.

Para acessar os aceleradores, basta selecionar uma parte ou um texto qualquer e esperar para que o símbolo dos aceleradores apareça.

Depois é só clicar sobre ele que você terá acesso a um menu com tudo o que eles podem fazer.

Segurança

Como já foi dito antes, um dos pontos que mais a Microsoft preza na hora de desenvolver seus produtos é o fator segurança. E nessa nova versão do Internet Explorer a segurança pessoal do usuário foi enfatizada com a nova arquitetura antiphishing que protege o usuário de sites fraudulentos.

Isso na prática quer dizer que, a cada visita a um novo website, a arquitetura antiphishing entra em ação para verificar se o conteúdo é legítimo ou não.

Segundo o desenvolvedor, depois de inúmeras pesquisas as falhas graves de segurança foram estudadas e resolvidas.

InPrivate

Assim como o Google Chrome tem o modo de Navegação Anônima o Internet Explorer agora tem o InPrivate.

O InPrivate impede o armazenamento de informações que estão ligadas ao seu hábito de navegação como o seu histórico, cookies, arquivos temporários e senhas. O que é muito útil para casos de lan houses, aeroportos, shoppings e pontos de acesso públicos.

Para conseguir ativar o InPrivate, basta abrir uma aba e clicar em Ferramentas -> Filtragem InPrivate ou simplesmente clicar ao mesmo tempo Ctrl + Shift + F.

Impressão

Uma grande melhoria foi a impressão de páginas, que nas versões anteriores era bem deficiente, já que na maioria das vezes a impressão saía cortada e dava problemas.

Agora, os textos são automaticamente diminuídos (redimensionados) com os devidos ajustes (imagens, layout, remoção de cabeçalhos e rodapés e a opção de configurar o espaço de impressão).

Agora vamos ver algumas dicas básicas, mas que são bem interessantes de ter a mão na hora de navegar:

Mudar o tamanho do texto

Para mudar o tamanho do texto em sites que você visita (alguns tem fontes minúsculas) vá até o menu Exibir e em Tamanho do texto escolha entre Muito Pequeno, Pequeno, Médio, Grande ou Muito Grande.

Apagar os arquivos temporários

Uma coisa que deixa o navegador mais lento, sem dúvida é um grande número de arquivos temporários e isso pode ser resolvido de forma simples. No menu Ferramentas em Histórico de navegação marque a opção Excluir histórico de navegação ao sair.

Assim, sempre que você fechar o Internet Explorer o seu histórico será excluído. Ou você pode simplesmente clicar em Excluir… para apagar o seu histórico de navegação naquele instante.

Criar atalho na área de trabalho

Para criar um atalho para qualquer página da internet em sua área de trabalho, basta clicar no ícone do Internet Explorer ao lado do endereço e leve-o para a área de trabalho e soltando-o lá. Pronto. No caso de um link o procedimento é o mesmo, só que você deve selecioná-lo e depois arrastá-lo para a área de trabalho.

Adicionar aos Favoritos

Para adicionar um link que está no meio da página que você está visitando aos seus favoritos, clique no link com o botão direito do mouse e depois em Adicionar a Favoritos… e pronto.

Sem dúvida que o Internet Explorer 8 melhorou muito se comparado com as suas outras versões, mas e quanto aos outros navegadores?

As opiniões são diversas. Tem quem diga que o novo Internet Explorer é tão bom ou melhor que o Mozilla Firefox e quase tão rápido quanto o Chrome.

No meu caso, continuo achando o Internet Explorer o mais lento deles e ainda prefiro o Mozilla (isso por ser desenvolvedor, porque em matéria de navegação não vi tanta superioridade do Mozilla assim). Mas cada um sabe de si.

O que eu vi foram sim, muitas inovações em relação as versões anteriores, mas nenhuma com relação a concorrência.

Detalhe para alguns detalhes, como a navegação por abas que foi copiada descaradamente do Mozilla Firefox e que são chamadas de “guias” no Internet Explorer. Que por sua vez demoram uma eternidade para abrir em comparação com as abas do Mozilla.

Além disso, um dos pontos mais negativos com relação à instalação (que é bem rápida, o que é bom) é o fato de ter que reiniciar o computador, pois o Internet Explorer está totalmente integrado ao sistema operacional.

Mas como eu disse, cada um sabe de si! Sinceramente não vejo o Internet Explorer como o monstro que todos pintam, mas também não o usaria como o meu navegador padrão.

De qualquer forma, isso é muito mais questão de gosto pessoal que qualquer outra coisa!

Baixe o Internet Explorer 8.

Comments

comments