O Que é um CMS e Qual o Melhor Para um Blog?

Muitas são as perguntas em torno do assunto. Quando falo com os amigos sobre internet, blogs e redes sociais e digo que estou usando o WordPress para gerenciar meus blogs, eles me questionam se este tal CMS é alguma coisa de comer, e se tem sabor.

Eu digo que não é de comer, mas ajuda a trazer o que comer e logo vem outra pergunta: ajuda a trazer o que comer, como assim? Bem simples, já há algum tempo a blogosfera tornou-se uma mídia interessante para as pessoas de um modo geral, os blogs nos oferecem informação, conteúdo, opinião e espaço de divulgação de produto ou serviço que pode trazer um retorno financeiro (espaço publicitário).

E para gerenciar os blogs e até mesmo outros sites pessoais ou corporativos é que utilizamos esta magnífica ferramenta de gestão, o CMS.

Esta ferramenta que vem do inglês: Content Management Systems, ou simplesmente CMS, é muito importante na gestão de conteúdo justamente por lhe oferecer subsídios (interface amigável, intuitiva e organizada) para geração de tal conteúdo sem que você precise saber programação web, linguagem HTML, PHP entre tantas outras.

O CMS se tornou tão necessário pela facilidade e qualidade na gestão de conteúdo que algumas empresas e até governos já o adotam, como é o caso do nosso Governo Federal que já está utilizando o WordPress para gerir sites e blogs, como por exemplo o Blog do Ministério da Cultura.

A 4Linux, uma das maiores empresas brasileiras de treinamento e implementações de soluções de software de código aberto (open source), utiliza, entre outras ferramentas, o CMS Drupal para gestão de seu conteúdo na internet.

Hoje em dia existem incontáveis softwares CMS para você testar e depois escolher um de sua preferência e que te dê maior flexibilidade na gestão do seu conteúdo. Eu, particularmente, já testei o Joomla e o WordPress e escolhi o WordPress pois achei mais fácil de trabalhar e porque há uma maior quantidade de themes (templates) e widgets (ferramentas adicionais) para gerenciar meus blogs.

Segue abaixo alguns CMS

Veja e compare uma lista bem completa neste site.

Segundo Millarch, da Webinsider:

A administração do site geralmente fica atrelada a um computador específico, onde o software está instalado e configurado (senhas de FTP, licença de uso do programa, etc).
São comuns modificações acidentais nas páginas e em seus códigos, pois o conteúdo, neste caso, está misturado com a lógica de programação. Isto pode resultar em links quebrados, problemas de formatação, alterações no design e até mesmo a indisponibilidade do site como um todo.
Ao longo do tempo, as páginas criadas no seu site ficam “perdidas”. É difícil implementar um mecanismo de pesquisa granular e organizar as informações em seções e categorias para que possam ser facilmente encontradas. A arquitetura da informação é comprometida, bem como a experiência e satisfação do usuário final.

Aproveite para ler o artigo completo da Webinsider.

Aproveite ainda e veja o slide do Edney Souza (interney).

Concluindo: Na minha humilde opinião (é humilde, mas é minha) o melhor CMS de uma forma geral é o WordPress e ponto.

Agora se a sua opinião é diferente da minha, deixe um comentário, os blogueiros agradecem!

Comments

comments