O Que é Um Serviço de Hospedagem? Informações Básicas para Iniciantes

Antes de saber o que é um serviço de hospedagem, precisamos saber o que é um servidor:

Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador. (fonte: Wikipédia)

Servedor

Imagem: stock.xchng

Na prática, se convencionou chamar de servidor a empresa que presta o serviço. Portanto você já sabe, se ouvir alguém falando de Servidor, já sabe o que significa.

Agora sim, vamos ver o que é um serviço de hospedagem:

Um serviço de hospedagem ou alojamento, como é conhecido em Portugal, é um serviço que possibilita um espaço on-line onde você pode guardar uma quantidade X de informação (imagens, vídeos, etc.). Esse espaço nada mais é que uma máquina (um computador) conectada a internet 24 horas por dia e que faz essa ponte entre a informação salva e o cliente que acessa essa informação através do domínio.

Existem hospedagem gratuitas, mas sinceramente não são confiáveis. Se você deseja um serviço de qualidade e não ter que se preocupar em perder seus dados a qualquer instante não tem jeito, invista em um serviço de hospedagem pago. Pode acreditar que é bem mais barato do que você pensa e as vantagens são inúmeras. Desde um back-up de segurança, até acesso total aos seus documentos.

Quanto ao tipo de hospedagem, tudo vai depender do tamanho do seu projeto, uma vez que um serviço de hospedagem normalmente calcula o seu plano de pagamento (traduzindo: preço) de acordo com uma taxa de transferência mensal. Essa transferência na verdade mede a quantidade de informação transferida entre o servidor e o visitante e vice-versa. O que quer dizer que quanto mais visitas e/ou mais dados forem trocados entre visitantes e servidor, maior será sua transferência mensal. Se sua transferência ultrapassa a que está estipulada no contrato de hospedagem você terá que pagar a mais por isso e em alguns casos, dependendo do serviço, pode até ser penalizado.

Além da transferência mensal, os serviços de hospedagem também levam em conta outros dois fatores que são: Armazenamento e Quantidade de domínios.

O armazenamento nada mais é que a quantidade ou a medida em MB que podemos deixar no servidor. Sendo que alguns servidores contam como armazenamento apenas os dados da área de FTP. Já a maioria costuma contar com o limite de banco de dados, e-mails, etc. Como isso é contado está geralmente descrito no contrato do serviço.

Já a quantidade de domínios dá para entender né?

O caso é que alguns serviços te dão direito ao uso de um determinado espaço comprando até um número X de domínios. Se passar disso, você tem que pagar a mais por cada novo domínio.

Todas essas empresas que você vê por aí oferecendo serviço de hospedagem que vão de algo em torno de 5 dólares até 20 dólares por mês, na verdade estão oferecendo um serviço de hospedagem compartilhada. O que na prática quer dizer que dezenas de sites estão dividindo a mesma máquina e o mesmo sistema. O que deixa tudo mais vulnerável e ao mesmo tempo mais lento, uma vez que você depende da colaboração de todos os envolvidos para que o serviço funcione bem.

E se você tem uma ideia de quanto vai gastar e acredita que seu projeto tem um potencial de crescimento rápido, você deveria pensar em um servidor dedicado.

Um servidor dedicado, olhando da forma mais simples possível, pode ser encarado como uma máquina que é exclusiva para a hospedagem do seu projeto. E óbvio que você paga mais por essa exclusividade. Se quiser saber mais, leia:

Hospedagem ou Servidor Dedicado Para o Seu Blog? Como Escolher

Pense bem e lembre-se sempre de avaliar tudo antes de fazer “aquela economia” com a hospedagem do seu site!

Comments

comments