Tutorial Javascript Básico Para Iniciantes, os Objetos

Este é um tutorial simples voltado para iniciantes e que não pretende de forma alguma esgotar o assunto. A ideia aqui é te dar um ponto por onde começar e a partir disso ter como aprender mais a fundo a linguagem.

Javascript

Photo Credit: everystockphoto

JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape em 1995, que a princípio se chamava LiveScript. Basicamente, JavaScript é uma linguagem de programação que incorpora nas tag’s HTML permitindo incrementar a apresentação e interatividade.

Então vamos entender:

JavaScript é uma extensão do código HTML e que é inserido para ser executado no browser (navegador) do usuário. Com isso, temos a vantagem de ter códigos rodando rapidamente e diretamente, mas com uma perda significativa com relação a segurança, uma vez que todo o código está disponível para o usuário. Enquanto linguagens que rodam no servidor, como o php por exemplo, só apresentam o resultado final ao usuário.

Portanto, ao usar JavaScript precisamos antes de mais nada nos preocuparmos com a segurança. Se o intuito é um código para facilitar a vida do usuário, sem comprometer partes importantes do site, sem problemas! Caso contrário, sempre opte por usar uma linguagem que rode no servidor.

A linguagem JavaScript como a conhecemos hoje é o resultado de muita evolução e trabalho constante. E apesar de muitos browsers não rodarem ou travarem o seu uso, ainda é uma linguagem altamente recomendada por sua simplicidade e lógica quando o assunto é programação.

É muito importante que fique bem claro que JavaScript não é Java.

Java é uma linguagem de programação muito mais complexa que o JavaScript e também muito mais poderosa, se prestando para tarefas mais difíceis. Além de o código ser compilado antes de sua execução o que não acontece com o JavaScript que só interpreta o código na hora de executá-lo. Mas a linguagem Java não tem só vantagens sobre o JavaScript. Uma vez que Java é compilado antes, pode demorar até alguns minutos até que a página seja carregada, enquanto que em JavaScript, não existe atraso no carregamento da página.

Ainda que sendo uma linguagem baseada em Java, com isso suportando a maior parte das sintaxes e comandos Java, JavaScript não é a mesma coisa que Java, tenha isso em mente!

Orientação a objetos:

Em JavaScript temos uma lógica muito simples, bastando sempre seguir o caminho dos objetos. Isso torna a programação mais simples e objetiva. Ou seja, é o que chamamos de programação orientada a objetos. Isso quer dizer que em JavaScript, todos os elementos de uma página são tratados como objetos. E para que a programação funcione, esses objetos são sempre agrupados de acordo com o seu tipo e/ou finalidade.

Entendendo esse conceito fica bem mais fácil aprendermos o sentido básico na programação com JavaScript.

Manipulação de objetos:

Como vimos a linguagem JavaScript é baseada em objetos. Portanto, se vamos programar em JavaScript, vamos manipular objetos. Simples assim!

Como existe uma hierarquia a ser seguida e cada objeto tem seu lugar, ao manipularmos objetos estamos na verdade fazendo com que cada objeto se torne propriedade de outro. Vamos ver um exemplo dessa hierarquia:

01 – BROWSER (navegador)

02 – MATH / DATE / WINDOW / NAVIGATOR / STRING

03 – DOCUMENT

04 – LINK / FORM / ANCHOR

05 – SELECT / BUTTON SUBMIT / TEXTAREA / RADIO / CHECKBOX

No próximo artigo vamos ver as propriedades dos objetos e já partir para o nosso primeiro exemplo prático, o que vai tornar bem mais fácil o entendimento dessa hierarquia vista aqui. Não perca!

Comments

comments