Como Fazer Um Podcast: Ferramentas Úteis

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc.) pela internet, segundo o Wikipédia.

podcast

Imagem: stock.xchng

Trocando em miúdos o podcast nada mais é que um sistema de transmissão de arquivos de áudio e vídeo pela internet.

A palavra podcasting é uma junção de iPod (marca do aparelho de mídia digital da Apple) e broadcasting (transmissão de rádio e TV).

A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. Já o autor ou autora de um Podcast é chamado(a) de Podcaster.

Agora que já entendemos o que é um Podcasting (santa Wikipédia) vamos ver algumas ferramentas para criarmos um!

Odeo

O Odeo Studio é um serviço on-line de gravação de áudio e que funciona diretamente na tela do seu computador.

Para utilizá-lo basta ir até o site e se cadastrar. Uma vez feito seu cadastro você poderá criar uma hospedagem para o seu projeto e também fazer suas gravações, tudo on-line.

De tudo o que é oferecido pelo serviço, além do fato de ser gratuito claro, um dos pontos mais interessantes é o fato de poder criar seu Podcast utilizando as ferramentas do próprio site. Para tanto, basta ter instalado em seu computador o Macromedia Flash Player.

Com o Odeo você tem tanto a opção de fazer a gravação utilizando o microfone instalado em seu computador, quanto de ligar para um número disponível no site e fazer a gravação por telefone (não recomendado, tendo em vista o custo da ligação).

feed2podcastbutton

O Feed 2 Podcast é um serviço on-line que transforma o feed (RSS) do seu site/blog em arquivos de áudio através de uma ferramenta de texto para áudio.

Todo o processo é muito simples e intuitivo, já o resultado final deixa um pouco a desejar, uma vez que a voz é “quase humana” (um programa de computador) o que não se compara com o próprio autor narrando seus textos.

Power Sound Editor Free

Uma terceira opção para a criação de podcasts é usar um editor de áudio instalado no seu computador.

Existem muitos editores no mercado e uma pesquisa rápida por qualquer mecanismo de buscas pode confirmar isso. Aqui gostaria de indicar o Power Sound Editor Free.

Um editor simples e fácil de usar que além de gravar sua voz e ter a opção de editar com vários efeitos, você também pode, através do Power Sound Editor Free usar o recurso de leitura do Windows (que transforma texto em voz), gravar e editar o resultado, melhorando assim a qualidade voz do programa.

O Power Sound Editor Free é um dos melhores e mais completos editores gratuitos, com um único problema (que é de longe superado por suas vantagens) que é não gravar direto em MP3 na versão gratuita.

O áudio é salvo em WAV, mas isso não chega a ser um problema tão grande assim, visto que existem vários programas para a conversão de WAV em MP3 (um exemplo é o Free MP3 Converter).

Escolhido a forma de criação, aí é só colocar o seu podcast on-line.

O próprio Odeo indicado antes pode cumprir esse papel. Pois você pode tanto usar sua ferramenta de gravação quanto enviar um conteúdo pronto e usar a hospedagem do Odeo para veicular seus podcasts.

Outra alternativa é contratar um serviço de hospedagem paga (mais seguro) e colocar seu podcast on-line.

Espero que as ferramentas sejam úteis e você consiga criar seu podcast!

Comments

comments