Stress no Trabalho, Conselhos Para Não se Cansar Diante do Computador

Você pode não saber qual a causa daquela dor de cabeça que tanto te incomoda ou não ter parado para pensar no assunto, mas o fato é que quem começa a passar muitas horas na frente do PC costuma invariavelmente ter problemas de dor de cabeça e cansaço nos olhos.

Photo Credit: Miodrag Gajic

Hoje em dia são muitos os estudos relacionados a esse assunto e se fala de tudo um pouco, porém uma coisa é certa: ficar por horas sem fim na frente do computador vai te fazer mal!

Seja com problemas de postura ou visão, cansaço muscular ou fadiga, são muitos… se você não se cuidar agora vai pagar o preço depois!

Por isso gostaria de deixar algumas dicas que já sigo faz algum tempo e que sempre me ajudaram:

Alongue-se

No mínimo a cada hora levante-se, estique as pernas, faça um alongamento (pernas, braços, coluna e tudo mais que você tem direito). Além de fazer bem para o corpo (óbvio) faz bem para a produtividade também. Uma vez que mais relaxado e sem a tensão o trabalho rende muito mais.

Cuida da iluminação

Tenha um cuidado especial com a iluminação da sua área de trabalho. Claro demais, incomoda. Escuro demais, te faz forçar a visão (o que também é ruim). Você melhor que ninguém vai saber quando encontrar o ponto certo.

Invista no seu material de trabalho

Parece besteira falar assim, mas tem muita gente que vive do trabalho com o computador, mas é incapaz de investir mais na qualidade de sua ferramenta de trabalho.

  • se você trabalha com digitação, um teclado ergonômico é fundamental
  • se o seu negócio é edição de imagens, investir em uma tela plana de LCD é o seu caso
  • se você é blogueiro, o conjunto da obra deve ser sua meta.

Com o avanço da tecnologia e a medida que o acesso a internet e ao computador vem se tornando uma realidade na vida do brasileiro, mais acessíveis vão se tornando os computadores e seus periféricos. Portanto, não existe mais desculpa que não seja sua falta de cuidado com você mesmo.

Agora eu vou te provar que o que eu estou falando é verdade. Se você não toma o mínimo cuidado com a sua saúde, te desafio a fazer um teste!

Trabalhe normalmente no dia de hoje e amanhã, assim que começar o seu dia de trabalho, faça uma mudança na sua resolução de tela e na qualidade da cor.

O que te proponho a fazer é diminuir a qualidade da cor e aumentar o tamanho da fonte (letra) que você usa normalmente. Pode parecer besteira, mas te garanto que essa simples mudança por um dia vai te fazer rever seus conceitos!

E como fazer?

Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da sua área de trabalho e no menu que se abre, clique com o botão esquerdo em Propriedades e você verá a janela Propriedades de vídeo como a mostrada abaixo:

Propriedades de vídeo

Na aba Configurações você vai encontrar os espaços para alterar sua resolução de tela e qualidade da cor. No caso da resolução, isso vai depender muito do tamanho da sua tela.

Se você tem uma tela de 15 ou 17 polegadas, provavelmente você está usando uma resolução de 1024 por 768 pixels como mostrado na figura. Alterando essa marcação para a esquerda em Menos você vai notar que os ícones e as fontes do seu computador vão aumentar.

Já com relação a Qualidade da cor, se você alterar para Média (16 bits) vai notar logo de cara uma queda na qualidade e algumas imagens com “quadradinhos” que você não está acostumado a ver. Está tudo bem.

Tudo o que estou te propondo é que você trabalhe um dia com essa resolução e com a qualidade da cor menor. Um dia e depois volte para a sua resolução e qualidade da cor máxima. Você pode pensar que é besteira, mas te garanto, você vai se assustar com o resultado.

Não pare para pensar, invista em você e na sua saúde. Pode parecer besteira, mas o seu corpo vai te agradecer e retribuir no futuro!

Comments

comments