Como Funciona Chrome, o Navegador do Google

Se você utiliza o Google como ferramenta de pesquisa, então provavelmente você viu assim que o Chrome, o novo browser do Google foi lançado certo? Não?

Google Chrome

Então provavelmente você já deve ao menos ter lido em algum lugar sobre o Chrome certo? Não?

Ok! Vamos mudar isso! Para começar, clique no link abaixo para saber onde fazer o download do Chrome e ver uma série de links para os melhores textos sobre o tema na web: Download do Chrome: Impressões e Reviews do Novo Browser do Google

Agora que você já sabe que o Google Chrome é um navegador de código aberto desenvolvido para bater de frente com os principais browsers que reinavam absolutos no mercado até então. Vamos ver mais alguns conceitos sobre ele (informação nunca é demais):

Funcionalidade Javascript

Com uma interface limpa e intuitiva, o Google Chrome tem uma máquina virtual intitulada JavaScript V8, construída especificamente para o Chrome e que torna o carregamento de formulários e a própria utilização de ferramentas mais rápida e dinâmica.

Abas de navegaçao

Abas do Chrome

Além da velocidade, a praticidade fica clara na hora de navegar com o Google Chrome e isso fica evidente com o uso das Tabs.

As Tabs ou as Abas ficam na parte de cima da janela ao contrário dos demais navegadores, o que torna a navegação e o entendimento de tudo muito mais fácil. E além disso cada aba funciona independente da outra. O que quer dizer que se um site trava em uma aba, você não precisa mais reiniciar o navegador, pois as outras abas continuam funcionando.

Segurança e privacidade

Outra novidade é a proteção contra as ameaças gerais na web, com atualizações periódicas de uma lista onde constam as tentativas de ataque phishing.

Mas como nem tudo são flores, quando o usuário instala plugins adicionais no navegador essa função de segurança fica um pouco instável, podendo até deixar o navegador vulnerável.

Um dos pontos principais e que talvez seja no momento a maior vantagem que o Chrome leva sobre seus concorrentes é a sua velocidade.

Velocidade

Comparaçao velocidade Javascript dos navegadores

Imagens e vídeos deixaram de ser problemas com o Chrome. Conteúdo em Flash, por exemplo, que é o maior terror de todos os navegadores, não é problema para o Chrome, uma vez que basta ter o plugin da Adobe instalado ou instalá-lo quando solicitado para rodar qualquer tipo de conteúdo Flash.

É claro que nem tudo é “novidade by Google”, o motor principal do Chrome na verdade é um reaproveitamento do motor do Mozilla Firefox o responsável pelo carregamento rápido das páginas e um sistema que funciona de forma muito mais eficiente no Chrome que é o aproveitamento da memória RAM do sistema para abrir vários processos ao mesmo tempo e ganhar mais velocidade ao fechar várias abas sucessivamente.

Na sua atual versão, segundo testes do Google, o Chrome é de 25 a 35% mais rápido que a versão anterior e quase duas vezes mais rápido que a versão beta original.

Funcionalidade da página inicial

Pagina inicial Chrome

A página inicial do Google Chrome não deve ser nenhuma novidade para quem já utiliza o Opera por exemplo.

Assim que você inicia o Chrome, é exibida uma lista em miniaturas com os sites mais “quentes” em matéria de visualização. Além de um histórico em formato de lista com as pesquisas mais recentes feitas pelo usuário. Mais uma relação com as últimas páginas salvas nos Favoritos e as abas fechadas recentemente.

Acredito que você já tenha informação suficiente sobre o Google Chrome no momento. Baixe o navegador, instale e comece a usar.

Funcionalidade Drag & Drop

Uma novidade bem interessante e que torna o Google Chrome muito prático e funcional é a opção de redimensionar e reposicionar as abas simplesmente clicando e arrastando-as.

Já nessa nova versão o Chrome nos dá a possibilidade de “brincar” com suas abas, podendo tanto arrastá-las quanto redimensioná-las como quisermos. E tudo de forma muito simples, bastando para isso clicar e arrastar uma aba para onde você quiser.

Falando de posicionamento, você pode clicar sobre a aba no alto do navegador com o botão esquerdo do mouse e ficar segurando enquanto a arrasta para um lado ou para o outro.

Além disso você pode simplesmente retirar a aba que você está prendendo com o mouse arrastando-a para baixo da linha das abas, fazendo com que ela fique em uma nova janela. Essa novo janela por sua vez, pode ser posicionada assim:

  • Centralizada no topo
    Centralizando a aba no alto da tela você consegue que ela se abra em uma nova janela maximizada.
  • Centralizada no rodapé
    Centralizando a aba na parte inferior da tela você consegue que ela se abra em uma nova janela, abaixo daquela que está aberta no momento.

Além disso, você pode centralizar as abas em novas janelas nos quatro cantos da tela, o que aumenta e muito a produtividade, uma vez que quase sempre não precisamos da tela maximizada para trabalhar, certo?

Navegação anônima

Navegaçao anonima em Chrome

Além da facilidade com relação a navegação em si, o Google Chrome também trouxe um recurso bem interessante chamado de Navegação anônima.

A navegação anônima na verdade não interfere em nada na forma como os sites que você visita te reconhecem, ou seja, eles continuam coletando seu IP e seus dados. A diferença está na forma como os dados são tratados pelo seu computador.

Uma vez que navegando de forma anônima você não registra nenhum tipo de informação, como os cookies que sites deixam em seu computador, que nada mais são que um rastro para eles mesmos se orientarem depois.

Além dos cookies (ou da falta deles) o modo de navegação anônima não deixa rastro com relação ao seu histórico de navegação e nem de pesquisa. Porém os arquivos baixados e os favoritos marcados durante a navegação anônima serão preservados. O que quer dizer que, ninguém conseguirá saber quais sites você visitou através do seu histórico ou que pesquisas fez.

Buscas e formulários mais rápidos

Outra das grandes novidades do Chrome é a pesquisa integrada. Ao abrir o navegador, você não vê uma caixa de pesquisa, apenas a barra de endereços. Mas no Chrome, a barra de endereços é uma caixa de pesquisas completa.

Já os formulários com o recurso auto-completar são um show a parte. Assim que você permite essa memorização, na próxima visita o Chrome deixará disponível o conteúdo aparecendo no formulário no instante em que você clica nele.

Rolagem automática da página

Ao apertar o botão do meio do mouse ou o scroll (aquela “rodinha” no centro do mouse) você aciona o recurso de rolagem automática da página. O que quer dizer que a página rola de acordo com os movimentos do mouse. Para parar a rolagem automática da página, basta clicar novamente no botão do meio do mouse ou da esquerda e da direita, você que sabe.

Atalhos do teclado

Além do mouse, existem alguns atalhos e truques com o teclado que fazem a diferença no Chrome. Vamos ver alguns deles:

  • Tab
    A cada vez que você aperta a tecla Tab você seleciona um dos links da página. Isso vale para links de texto e imagem. Ao selecionar um link, basta clicar em Enter para abrir a página correspondente.
  • Tab para pesquisa
    Ao digitar o nome de um site que você já tenha pesquisado antes na barra de endereços (que também é uma barra de pesquisas) e clicar na tecla Tab você transforma a pesquisa em uma pesquisa específica do site.
  • Ctrl + Tab
    Ao ficar segurando a tecla Ctrl e apertando a tecla Tab, você alterna entre as abas que estejam abertas na tela.
  • Ctrl + B
    Ao ficar segurando a tecla Ctrl e apertando a tecla B você esconde ou mostra a barra com os seus favoritos.

Organizar os favoritos no Chrome

Chrome bookmark manager

Já ouvi reclamações de várias pessoas porque não conseguem organizar os Favoritos no Chrome (alguns não conseguem nem ao menos encontrá-los).

Se o seu problema é não conseguir encontrar os Favoritos, basta utilizar o atalho mostrado acima (Ctrl + B) para que a barra dos favoritos apareça.

Agora, se o seu caso é organizar seu favoritos, basta clicar no menu que parece uma chave de roda do lado direito da tela e escolher a opção Gerenciador de favoritos ou clicar Ctrl + Shift + B.

Clicando no Gerenciador de favoritos você vai abrir uma janela com todos os seus favoritos.

Ali você pode excluir, mover, editar, criar pastas e tudo o mais que você julgar necessário para organizar os seus favoritos. Como o próprio nome diz, você vai “gerenciar seus favoritos”.

Além disso você ainda tem a opção de importar e exportar seus favoritos do Chrome para outro navegador e vice-versa. Isso clicando em Ferramentas no menu superior do lado esquerdo nessa nova janela.

É isso, espero que isso tutorial sobre o Chrome possa ajudar a entender melhor esse excelente navegador que sem dúvida chegou para ficar!