SEO, Como Encontrar as Palavras-Chave Mais Utilizadas: Insight

É importante conhecer as palavras-chave mais populares usadas pelos usuários nos motores de busca. Torna-se crucial na ótica SEO e SEM se considerarmos que para muitos temas existem vários sinônimos de palavras-chave relevantes.

Quais serão, entre todas as possíveis, as keywords que a maioria dos usuários usará para fazer pesquisas sobre um determinado tópico na internet?

procurar

O Google Insight, que está tomando o lugar do famoso (e velho) WordTracker, lhe dirá. Com esta poderosa ferramenta do Google você poderá:

  • Encontrar as palavras-chave mais usadas por área geográfica e período de tempo
  • Ver as keywords mais utilizadas por assunto
  • Comparar a popularidade de palavras-chave diferentes em um período
  • Restringir tais informações para determinados setores
  • Encontrar os termos mais populares baseado no país (e língua)
  • Visualizar as novas palavras-chave de pesquisa emergentes

Para dar um exemplo: Você já se perguntou o que a maioria dos brasileiros usa quando pesquisa informações no Google sobre a telefonia VoIP, “Telefonar” ou “Ligar”?

Provavelmente você se surpreenderá pelo fato de que os brasileiros, quando buscam informações sobre VoIP, usam o verbo “ligar” muito mais do que o mais correto “telefonar”. E isso eu descobri, graças às funcionalidades de Insight.

Por que você deveria se preocupar? Bem, se você tem um blog e escreve posts sobre temas que são objetos de sua paixão, bastará usar os termos mais populares para aqueles assuntos: você vai saber de antemão que muitas pessoas procuram informações usando apenas aqueles termos.

Ou melhor, é você que vai colocar o seu conteúdo sob o olhar de milhares de olhos que já estão procurando.

Eficaz, não? Aqui estão alguns dados interessantes que você pode tirar do Insight.

Ache as palavras-chave mais populares em uma área específica

É a exigência mais clássica.

O seu blog trata de um tema bem preciso (para permanecer no assunto vamos supor que seja conexão à internet) e você gostaria de entender quais são as keywords mais populares para poder usá-las a fim de aumentar suas visitas.

É simples, entre em Insight e:

  1. Selecione Comparar por Locais
  2. Especifique Brasil
  3. Como filtros configure Pesquisa na web do Google, Todos os termos de pesquisa e limite aos últimos 12 meses
  4. Abra o menu das categorias e escolha Telecomunicações> Provedores de serviços> ISPs

google-insight

Aqui estão as palavras-chave usadas nos últimos 12 meses no Brasil em termos de Provedores de Internet. O ranking das pesquisas crescentes à direita pode oferecer excelentes sugestões para descobrir as tendências mais quentes do momento.

Comparação entre chaves de pesquisa similares

Considerando o assunto do seu post como o de sempre, a comparação de palavras-chave poderá lhe sugerir as mais populares para serem usadas no título e no texto. Faça assim:

  1. Selecione Comparar por Termos de pesquisa
  2. Na lacuna de pesquisa digite Keyword, depois clique em Adicionar termo de pesquisa e digite Palavra chave (sem hífen). Adicione quantos termos quiser para comparar.
  3. Como filtros configure Pesquisa na web do Google, Brasil e restrinja aos últimos 12 meses
  4. Abra o menu das categorias e escolha Internet

google-insight2

Você vai perceber que os brasileiros que buscam informações sobre as keywords mais populares usam na maioria das vezes o termo em português (apesar de ser pouquíssima a diferença, neste caso).

Observe os cabeçalhos acima do gráfico: você vai ver a linha Subcategorias. Bem, com um simples clique você poderá também verticalizar a pesquisa dessas palavras-chave, no nosso exemplo, mais especificamente, em Serviços da Web e outros.

Na minha opinião, esta é uma das características mais poderosas do Google Insight: a capacidade de verticalizar com um clique as pesquisas graças às sugestões dinâmicas.

Comparando termos internacionais para blogs em diversas línguas

As opções do Google Insight também tornam possível criar relatórios úteis para quem administra blogs em vários idiomas. No Ikaro.net (em italiano) existem muitos artigos sobre ADSL e conexão à internet, e eu tinha certeza que no Brasil as pessoas também buscavam informações sobre conexão com a chave ADSL. Veja:

  1. Selecione Comparar por Termos de pesquisa
  2. Na lacuna de pesquisa digite ADSL, depois clique em Adicionar termo de pesquisa e digite Banda larga
  3. Como filtros configure imposta Pesquisa na web do Google, Brasil e restrinja aos últimos 12 meses
  4. Abra o menu das categorias e escolha Telecomunicações

No Brasil, o termo ADSL é quase inutilizado nas pesquisas se compararmos a Banda Larga.

Agora que estimulei a sua curiosidade o deixo com Google Insight. Tenho certeza que vai passar horas nele, e também aviso que você vai encontrar muitos outros recursos úteis rapidamente acessíveis graças à interface Ajax.

Photo credit
Searching: Andres Rodriguez

Comments

comments