Banda Larga, Como Funciona Sua Conexão a Internet

adsl

Photo Credit: titelio

Talvez você já até tenha ouvido falar ou lido em algum lugar a sigla ADSL, mas você sabe realmente o que isso significa?

Segundo a Wikipédia:

ADSL do inglês Asymmetric Digital Subscriber Line é um formato de DSL (que por sua vez é uma família de tecnologias que fornece um meio de transmissão digital de dados).

Quando comparado com outras formas de DSL, o ADSL tem a vantagem de seus dados serem transmitidos mais rapidamente em uma direção que na outra, diferente dos outros formatos.

De uma maneira geral, o ADSL é quase sempre anunciado como uma serviço de conexão a internet, cujo o canal de comunicação é mais rápido e maior para receber dados e menor e mais lento para enviar dados.

Na prática a taxa de upload na maioria dos canais ADSL pode variar de no mínimo 6 Kbit/s até 900 Mbit/s isso dentro da central onde está instalado o sistema (aproximadamente 300 metros).

Como funciona

A tecnologia ADSL funciona com base na instalação de um modem específico para a conexão ADSL no local desejado pelo usuário (casa, escritório, empresa, etc.) e conectado a um equipamento na central telefônica. Fazendo com que a linha telefônica sirva como uma ponte entre esses dois pontos.

Endereços IP

São dois tipos de endeços IP oferecidos pelos provedores de serviço ADSL, que são o IP Fixo e o IP Dinâmico. No caso, o endereço de IP fixo é bem mais vantajoso para quem usa esse tipo de conexão para jogar na internet, por exemplo. Já o endereço IP dinâmico é bem mais interessante para quem faz operações financeiras ou trabalha com informações sigilosas, uma vez que ele dificulta o ataque de hackers.

Uso

Geralmente a maioria das empresas que oferecem serviços ADSL só oferecem esse serviço para os usuários que estão a menos de 5 km da central telefônica. Isso acontece porque quanto mais longe o usuário estiver da central, menor será a velocidade da conexão e, consequentemente, pior será o serviço.

E claro, dependendo da distância, os custos vão se tornando inviáveis quando comparados com a qualidade oferecida. Por isso essa preferência por usuários que estejam a menos de 5 km da central telefônica.

Ainda que exista a necessidade do modem, a tecnologia ADSL é, vista de uma forma simples, um meio físico de conexão, trabalhando com sinais elétricos enviados e recebidos. Mas o uso do modem é indispensável, uma vez que é necessário um protocolo para encapsular os dados do seu computador até a central telefônica.

Para tanto, o protocolo mais utilizado é o PPPoE (Point-to-Point over Ethernet RFC 2516).

O PPPoE é um protocolo que trabalha com a tecnologia Ethernet, que é uma tecnologia usada para ligar a placa de rede ao modem, ficando responsável pela identificação, autenticação e aquisição de um endereço IP para a máquina que está sendo usada.

Na prática a tecnologia ADSL é uma boa alternativa, mas ao mesmo tempo, dá a companhia telefônica um maior controle sobre o usuário.

Comments

comments