Webdesign: Tamanhos Oficiais Dos Banners

Você já parou para pensar porque os banners são sempre do mesmo tamanho?

Banner

Imagem: stock.xchng

Tudo bem, se você não sabe o que é um banner, um pouco de história:

O primeiro anúncio clicável de que se tem notícia foi vendido pela Rede Global Navigator (GNN) em 1993 para uma firma de advocacia. Isso antes do anúncio clicável ser chamado de banner!

Já a HotWired foi o primeiro site a vender banner em grandes quantidades e foi quem cunhou o termo Banner. Além de ter sido a primeira empresa a fornecer relatórios sobre a taxa de cliques de seus clientes.

Entendido um pouco da história, eu te pergunto: você sabia que existem tamanhos oficiais de banners?

Pois existem!

Se você parar para pensar vai ver que sempre vê os mesmos tamanhos de banners em vários sites e se participa de programas de afiliados também já deve ter percebido que os tamanhos se repetem certo?

Pois bem, isso não é por nada. Existe um padrão!

Segundo o que eu pude apurar como fato, a Interactive Advertising Bureau (IAB), que é uma organização empresarial americana, recomenda nove tamanhos específicos para sites:

  • 88×31
  • 120×60
  • 120×90
  • 125×125
  • 120×240
  • 234×60
  • 392×72
  • 460×55
  • 468×60

Além desses tamanhos, posso adicionar a essa lista por minha conta o 728×90 que é muito usado, além dos arranha-céus implementados logo de cara por quem usa o adsense 160×600.

Então chegamos a um total de 11 tamanhos diferentes (lembrando que as medidas são relativas a pixels). E temos os tamanhos mais usados pelo mundo. Seja pelas agências, pelos programas de afiliados ou por qualquer outro serviço.

Tudo bom, tudo bem, mas aí você me pergunta: Se existem mesmo tamanhos oficiais, porque eu já vários banners de outros tamanhos que não esses apresentados aqui?

E eu te respondo: Cada um sabe de si!

A ideia de levantar essa história dos tamanhos oficiais de banners foi muito mais para fazer todo mundo pensar que qualquer outra coisa.

Agora, o blog/site é seu e você faz nele o que quiser.

Porém, pense um pouco: se você apresenta tamanhos de banners fora dos padrões aceitos, você não só dificulta a vida de quem quer indicar o seu blog/site por meio de divulgá-lo (o tamanho 120×60 ou até o 468×60 são sem dúvida os mais utilizados para isso) ou você se prejudica no caso de vender espaço para publicidade.

De resto, como eu disse, o blog/site é seu e você faz nele o que quiser, mas lembre-se: as pessoas estão acostumadas com o padrão e em alguns casos, tentar ser diferente pode ser o mesmo que não ser profissional.

Pense nisso antes de criar um banner nas medidas 143×339! :D