Problemas com Drivers Áudio Vídeo no Windows: Resolva com o Codec Universal WECP

Morrendo de raiva com aquele filme ou música que você baixou, mas não consegue abrir no seu computador? Te apresento um super pacote para resolver qualquer problema!

Windows Essentials Codec Pack 2.3d

O WECP é um pacote completo para resolver qualquer problema de compatibilidade que por ventura apareça em algum filme ou música que você baixa na internet.

Audio

Tudo bem, antes vamos entender o que é o WECP

O Windows Essentials Codec Pack é um codec muito poderoso capaz de ler e se adequar a praticamente todos os formatos conhecidos e que estão disponíveis na internet.

Mas afinal, o que é um codec?

Um codec a grosso modo, poderia ser considerado como um intérprete natural ou algo assim. Segundo a Wikipédia, nos temos:

Existem dois tipo de codecs, os sem perdas (lossless em inglês) e os com perdas (lossy em inglês).

Os codecs sem perdas são codecs que codificam som ou imagem para comprimir o arquivo sem alterar o som ou imagem originais. Se o arquivos for descomprimido, o resultado será idêntico ao original. Muito utilizados em rádios e emissoras de televisão.

Exemplos desse tipo de codec são o flac, shorten, wavpack e monkey’s audio, para som.

Já os codecs com perdas são codecs que codificam som ou imagem, gerando uma certa perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão. Essa perda de qualidade é balanceada com a taxa de compressão para que não sejam criados artefatos perceptíveis.

Por exemplo, se um instrumento muito baixo toca ao mesmo tempo que outro instrumento mais alto, o primeiro é suprimido, já que dificilmente será ouvido. Nesse caso, somente um ouvido bem treinado pode identificar que o instrumento foi suprimido.

Os codecs com perdas foram criados para comprimir os arquivos de som ou imagem a taxas de compressão muito altas. Por exemplo, o Vorbis e o MP3 são codecs para som que facilmente comprimem o arquivo de som em 10 a 12 vezes o tamanho original, sem gerar artefatos significativos.

Trocando em miúdos: Quando você escuta uma música no rádio ou assiste um programa de tv, ali foi utilizado um codec sem perdas. Agora, quando você escuta uma música ou assiste um vídeo pela web, é quase certo que ali foi utilizado um codec com perda, já que é quase uma lei “economizar espaço” na web.

Vantagens do WECP?

As vantagem são inúmeras aqui algumas só para te convencer! 😀

O WECP é um fantástico quando o assunto é compatibilidade. Já que você pode usá-lo tanto com o Windows Player Classic, que é um player que já vem embutido no pacote (muito bom por sinal), quanto com o player de sua preferência.

Vamos ver alguns dos formatos suportados pelo codec:

AAC, AC3, APE, AVI, CDDA, FLAC, FFDShow, FLV, MP3, MPEG-1, MPEG-2, MPEG4, OGG, SVCD, VCD, XCD

Além dos formatos de arquivos de áudio e vídeo citados, o WECP também é completamente compatível com a maioria dos arquivos de legenda, streaming e outras extensões de arquivos não tão conhecidas, tais como HD-MOV, MKA, MKV, MO3, MTM, OFR, UMX e várias outras.

Então, está esperando o que para começar a usar o Windows Essentials Codec Pack 2.3d?

Image credit: Tomasz Wojnarowicz

Comments

comments