Web Copywriting: Como Escrever Títulos Mais Eficazes e Envolventes Para Seus Posts

gatinhos

Os títulos dos posts tem um papel fundamental no sucesso de seu blog e influenciam o leitor de forma muito diferente se comparados aos títulos de artigos da imprensa escrita.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a envolver e capturar a atenção dos leitores antes mesmo de começarem a ler o seu post.

4 coisas que você deve ter em mente quando escreve um título

  • Os títulos são elementos informativos desvinculados do conteúdo
    Na verdade, na maioria dos casos, os visitantes leem o título dos seus posts nas SERP dos motores de busca, ou nos sites de social news.
  • Os títulos dos posts tem que convencer os usuários a lerem o resto
    Uma vez feita a pesquisa, o usuário lê a lista de títulos perguntando-se: essa é a informação que estou procurando? Uma resposta afirmativa será recompensada com um clique.
  • O título deve ser o post reduzido à essência
    Deve sugerir o ponto de partida, o desenvolvimento lógico e o ponto de chegada do artigo. Nunca, nunca faça um visitante perder tempo com uma falsa promessa.
  • Eles são essenciais para a indexação do post inteiro
    Portanto, qualquer duplo sentido ou brincadeiras metafóricas confundirão o motor prejudicando o seu posicionamento nas SERP.

Exemplos: “Como ir para as Bahamas com o AdSense” para você pode ser claro, mas muito provavelmente, o Google lhe mandará turistas já de havaianas no pé que irão embora irritados porque você não lhes disse como ir para as Bahamas.

“Adeus Telefonica, como dizer adeus ao telefone fixo” soa legal. Mas chegarão usuários que procuram a Telefonica, ou informações sobre telefone fixo. E talvez o seu post fala sobre VoIP e como fazer chamadas gratuitas pela Internet.

5 regras práticas para criar um título eficaz

  1. Use de 10 a 12 palavras
    Se for muito curto, vai dar uma sensação de preguiça e inconsistência informativa. Se for muito longo será cortada nas SERP, talvez em detrimento a parte mais explicativa.
  2. Minimize o uso das stop words
    São artigos, preposições e outras pequenas seqüências de texto literalmente ignorados pela mente humana no processo cognitivo: a, os, por, para, do, etc. Ocupam espaço tirando-o das palavras-chave que poderiam ser muito mais eficazes.
  3. Não use palavras com duplo sentido ou termos genéricos
    Opte por sinônimos de sentido único. Exemplo: se você escreveu um artigo sobre SEO não use simplesmente “motores”, mas use “motores de busca”. Há uma abundância dos motores: a gasolina, a diesel, etc. O Google devem saber com certeza sobre o que você está falando.
  4. Use “você”, e correlacione a informação que você está dando à esfera individual do leitor
    Deixe as formalidades aos políticos, que lhe tratam como massa. Eu agora estou falando com você.
  5. Restrinja o uso de pontuação
    Ok, ok, alguns professores me reprovarão, mas tenho certeza: os olhos dos usuários no início não leem, mas fazem um rastreamento da área informativa à procura de seções relevantes. As palavras do título podem ser relevantes e a pontuação pode alterar este processo.

Veja:

  • Como é preciso configurar o VoipStunt para fazer chamadas pela Internet
    Stop words: como, para, fazer, pela
  • Voipstunt, melhor configuração para chamadas VoIP grátis
    Stop words: para

Viu? No segundo título existem mais informações com menos palavras.

Último importantíssimo conselho para escrever títulos eficazes

  • Leia e releia o seu título mais de uma vez
    Exatamente como a releitura de um livro lhe dá condições de descobrir novas informações que antes passaram despercebidas, quanto mais você ler o título mais você descobrirá novas stop words a serem eliminadas, termos mais apropriados a serem utilizados e formas mais correntes de expressão. Experimente, será surpreendente!

Eis dois excelentes posts para aprofundar no assunto:

Photo credit
Gatti: Eric Isselée

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