Erros do Windows, Corrigindo Problemas Sem Formatar: Scannow

Problemas com o Windows infelizmente são comuns e acontecem com mais frequência que gostaríamos. E apesar de já termos falado aqui sobre formatação e que não existe motivo para ter medo quando o caso é formatar, muitas vezes não temos tempo ou disposição para encará-la.

Comando

Imagem: Flavio Takemoto

O que pouca gente sabe é que existem formas de corrigir vários problemas do Windows sem necessariamente formatar o HD. E é isso que vamos ver agora!

Para começar, vamos ver uma dica simplesmente fantástica e que é conhecida por poucos, mas que pode te salvar da maioria dos problemas com o Windows, no caso, estou falando do comando scannow.

Antes de mais nada, para usar o comando scannow você precisa ter um Windows original instalando no seu computador. Se você não tem o CD de instalação nem adianta tentar!

Como funciona

O scannow funciona comparando os arquivos que estão instalados no seu computador com os arquivos do CD. Assim que é encontrado um arquivo corrompido ou com qualquer problema que seja, ele é substituído pelo arquivo original.

Como usar

Vá em Iniciar -> ExecutarDigite sfc /scannow e clique em OK como mostra a figura abaixo:

Janela Executar

Importante: note que existe um espaço entre o sfc e a barra. Se você digitar sem o espaço o comando  não funciona.

Ao clicar em OK, uma janela de comando será aberta, não precisa fazer nada, basta esperar que a Proteção de arquivos do Windows vai começar sozinha.

Você verá uma janela com a mensagem Aguarde enquanto o Windows verifica se todos os arquivos protegidos do Windows estão intactos e em suas versões originais.

A partir daí não tem muito o que fazer que não seja esperar. Se acaso a Proteção de arquivos do Windows encontrar problemas com algum arquivo, ela pedirá que você insira o cd do Windows quantas vezes forem preciso até que não existam mais arquivos corrompidos.

Correção de bug do Windows

Várias pessoas que usam o Windows XP Home estão tendo problemas para executar esse comando dizendo que a Proteção de arquivos do Windows mostra uma mensagem quando o CD é inserido, dizendo que a versão do CD não é compatível com a versão do Windows instalada no computador. Isso é um bug do Windows e que é fácil de ser resolvido.

Primeiro, insira o seu cd do Windows no computador e vá em Meu computador e copie o nome que aparece no cd.

Em seguida vá em c:\windows\inf e procure pelos ficheiros Fp40ext.inf e Ims.inf abra cada um deles com o bloco de notas e procure pelo nome Windows XP Profissional e troque onde estiver na frente de CD_Name: pelo nome do cd que você copiou e procure em outras partes dos ficheiros por Windows XP Profissional e substitua por Windows XP Home.

Salve os ficheiros, rode novamente o comando scannow e pronto!

Dica: Se você não consegue encontrar a pasta inf dentro do c:\windows provavelmente ela está oculta. Para que ela apareça, vá até o menu superior e em Ferramentas, clique em Opções de pasta… e na aba Modo de exibição procure pela opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado) e desmarque essa opção clicando em seguida em Aplicar e OK.

Pronto, agora você pode ver a pasta inf e fazer as modificações necessárias nos ficheiros indicados.

Faça bom uso!

Comments

comments