Debug Javascript e CSS no Firefox: Firebug

Para quem nem sabe o que é o Firefox, já falamos sobre ele por aqui no texto Firefox 3.5: Funcionalidades do Novo Navegador Mozilla.

Firebug

Só para ajudar quem está perdido, o Firefox é um navegador de internet. Na verdade, considerado por muitos como O Navegador no sentido de ser o melhor deles.

Pessoalmente, uso o Opera para navegar normalmente e uso o Firefox quando o assunto é programação.

Não, antes que você pergunte, não sou programador, sou um curioso mesmo!

E por conta da minha curiosidade foi que acabei encontrando o plugin Firebug.

Bom, como já sabemos por aqui, é possível instalar plugins para personalizar e deixar o Firefox com a nossa cara e funcionando com aquilo que precisamos.

O Firebug nada mais é que um plugin voltado para quem usa o Firefox para programar, mas precisa de mais recursos que os que já existem por padrão no Firefox.

O que o Firebug faz é integrar ao Firefox uma série de ferramentas voltadas para quem trabalha com desenvolvimento web de forma geral. Tornando possível depurar e monitorar CSS, HTML e JavaScript em qualquer página da web.

Na minha opinião, uma das grandes vantagens desse plugin, quando comparado com outras ferramentas do tipo, é (claro que o fato de estar totalmente integrado ao browser é incrível) a possibilidade de usá-lo ao mesmo tempo em conjunto com o navegador, mas como um ferramenta única, trabalhando em uma janela separada.

Ajudando quem está começando

Para quem está começando nesse mundo de códigos e já está se interessando por  programação, o Firebug é sem dúvida uma ferramenta indispensável para o seu desenvolvimento.

Com o Firebug não só é possível encontrar elementos HTML, como ele torna essa tarefa mais fácil, permitindo inclusive que você faça a edição em tempo real do que está vendo. Óbvio, desde que você tenha permissão para isso.

CSS não é mais problema

Editar estilos em CSS dá um bom trabalho com os editores atualmente disponíveis, mas com o Firebug esse trabalho fica bem menos cansativo, uma vez que você pode fazer essa edição em tempo real e já conferir o resultado. Prático, rápido e eficiente.

Se fosse só isso já seria maravilhoso, mas não é! O plugin também possui um depurador de JavaScript poderoso que te permite parar a execução a qualquer momento. Isso é ótimo, principalmente nos casos em que a execução do código completo é muito lenta e você precisa olhar por partes.

Acabou? Não!

Além de tudo o que já disse, o Firebug ainda conta com um recurso simplesmente genial!

Em caso de erro ele indica o erro oferecendo informações detalhadas, tanto na parte de JavaScript, quanto em CSS e até XML.

Enfim…

Se você é programador ou um curioso como eu. Ou simplesmente está começando e quer começar bem, não deixe de testar o Firebug. Você não vai se arrepender!

Comments

comments