Como Usar Domínios Personalizados no WordPress.com

Imagem: Scyza

Como já sabemos, WordPress.com e WordPress.org são duas coisas completamente diferente.

Enquanto o WordPress.org é um programa que nos possibilita instalar o nosso blog em um servidor próprio com todos os recursos como template exclusivo, adicionar qualquer tipo de anúncio, etc., o WordPress.com é um serviço que nos possibilita a criação de um blog de maneira simples e fácil e sem nenhum conhecimento de programação ou coisas do tipo.

Um dos grandes problemas apontados pelos usuários do WordPress.com é a questão do domínio próprio, uma vez que ao criar um blog no WordPress.com, o seu blog fica com o domínio ligado a plataforma.

Por exemplo: http://seublog.wordpress.com já ao comprar um domínio o seu blog fica com sua própria cara, seu próprio nome. Por exemplo: http://seublog.com ou seublog.com.br

O que pouca gente sabe é que é possível criar um blog e adicionar um domínio personalizado ao WordPress.com criando assim um blog muito mais profissional e ainda com a vantagem de seu blog estar ligado ao seu domínio.

Se mais tarde você resolver mudar para WordPress.org não perderá nada, pois tudo está ligado ao seu domínio.

Como funciona o domínio personalizado

Ao criar um blog no WordPress.com você terá acesso a sua área administrativa, lá você vai encontrar a opção Domain Mapping para modificar o nome do seu blog de seublog.wordpress.com para seublog.com só que para isso, apesar do serviço em si ser gratuito, a mudança do nome terá que ser paga.

Como adicionar o domínio

Você pode tanto comprar o domínio diretamente pelo WordPress.com quanto adquirir um domínio de onde você quiser (por sua conta e risco) e o utilizar no WordPress.com.

No caso do domínio comprado diretamente com o WordPress.com, o custo é de $14,97 (dólares) por ano. No caso de domínio externo apenas para renomear o blog o custo é de $9,97 (dólares) por ano.

Comprando o domínio diretamente

Para comprar o domínio diretamente pelo WordPress.com, vá até Configurações e em Domínios. Adicione o endereço do domínio que você deseja comprar, bastando digitar o nome do domínio sem o http:// e clicando em Adicionar um domínio ao blog.

Em seguida você receberá uma mensagem de confirmação caso o domínio esteja disponível para venda e poderá pagar a taxa de 14, 97 pelo domínio. Desde que ele esteja disponível, claro.

Pagamento

Até o Momento o WordPress.com só aceita pagamentos feitos via Paypal.

Lembre-se:

Comprar e configurar um domínio no WordPress.com não quer dizer que você agora pode fazer o que quiser, pelo contrário, você simplesmente está agregando valor a sua marca. Deixando mais claro que deseja fazer um trabalho sério, mas isso não significa que você poderá fazer o que quer.

As regras continuam as mesmas e você vai continuar sem poder usar anúncio e tudo o mais, tudo o que muda é o seu nome. Seu domínio personalizado!

Comments

comments