E-mail: Entenda Como Funciona!

Fala a verdade: Você que usa o seu e-mail continuamente, já parou para pensar como é que o serviço funciona de fato?

arroba email

Imagem: stock.xchng

Pensando nisso foi que esse texto nasceu e vamos ver, não só o que é de fato, mas como funciona na prática!

E-mail, correio-e (em Portugal, correio electrónico), ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários. (Wikipédia)

Mensagem

Uma mensagem de e-mail nada mais é que uma mensagem enviada de um lado para o outro. Isso não te lembra nada não? Uma carta, pode ser?

A diferença é que você envia arquivos do seu computador, através do seu endereço de e-mail, para outra pessoa em qualquer parte do mundo.

E como isso é possível?

Primeiro, você precisa de um Cliente de e-mail.

O chamado Cliente de e-mail na verdade é a ferramenta que permite que você envie seus e-mails. Ele tanto pode ser exclusivo, como Outlook, Eudora, etc. Instalado em seu computador, como pode ser um cliente de e-mail gratuito como Gmail, Hotmail, Yahoo e outros.

Independente do serviço que você usa, todos eles trazem funcionalidades básicas como:

  • Enviar mensagem: Para que você envie e-mails.
  • Caixa de entrada: Lista de e-mails que você recebe.
  • Responder: Para que você responda aos e-mails recebidos.
  • Lixeira: Para descartar os e-mails que você não quer.

Isso é o mínimo que você vai encontrar em qualquer cliente de e-mail quer for usar. Claro, existem várias e várias opções e a cada dia surgem novas ideias, novas funcionalidades e melhorias. Mas basicamente é isso!

Servidor de e-mail

Se você deseja usar um Cliente de e-mail exclusivo instalado em sua máquina, você vai precisar de um servidor de e-mail ao qual o cliente possa se conectar.

A grosso modo, o servidor de e-mail seria como a agência dos correios que recebe sua mensagem e envia sua carta para o destinatário.

O que o servidor de e-mail faz é criar uma lista de contas de e-mail, com uma conta para cada pessoa que possa receber um e-mail no servidor. Por exemplo, no meu caso (Tico Esteves) eu teria uma conta chamada TESTEVES.

Com a minha conta o servidor cria um arquivo de texto, no caso do nosso exemplo TESTEVES.TXT seria o arquivo.

Supondo que alguém quisesse me mandar uma mensagem de texto em um cliente de e-mail padrão, seria indicado que essa mensagem deveria ir para TESTEVES.

O cliente de e-mail iria se conectar com o servidor de e-mail que por sua iria formatar as informações da mensagem e anexar ao arquivo o TESTEVES.TXT e isso se repetiria com todas as mensagem que outras pessoas enviassem para mim.

Assim que eu fosse acessar meu cliente de e-mail abriria uma cópia do arquivo TESTEVES.TXT separando os e-mails que eu recebi utilizando por exemplo, um separador simples como o DE e eu vejo cada e-mail de forma separada na minha caixa de entrada.

Parece uma explicação muito simplificada da coisa?

Pois é! Eu sei que é! Mas acredite ou não, o serviço de e-mail que você usa hoje não é tão mais complicado que essa nossa pequena explicação.

Comments

comments