VirtualDub: Editor de Vídeo Gratuito

Para quem já trabalha com edição de vídeo talvez essa ferramenta não seja novidade, mas para quem está começando, o VirtualDub é sem dúvida um excelente ponto de partida.

Edit Video

Imagem: Steve Zazeski

Vantagens

O VirtualDub nada mais é que um pré-processador de vídeos que funciona tanto com AVI quanto com MPEG.

Se diz pré-processador porque ele não chega a ser um editor de vídeos como os programas mais conhecidos, mas é nesse ponto que ele faz a diferença, uma vez que por não trazer o rótulo de editor de vídeos, ele exibe algumas ferramentas que a grande maioria tem, mas sem muita “frescura”.

Desvantagens

Na verdade, a única desvantagem do VirtualDub frente aos concorrentes pode ser o formato em que os projetos são salvos. Pois, apesar de conseguir abrir arquivos em MPEG, o VirtualDub só salva em formato AVI.

Funcionalidades

Apesar de não ser um editor de vídeo ou ao menos não ser considerado um, o VirtualDub não deixa nada a desejar a alguns dos editores pagos mais conhecidos do mercado.

Com o VirtualDub é possível adicionar efeitos, ajustar compressões de áudio e de vídeo, tudo aplicando efeitos através de filtros onde é possível cortar, redimensionar, rotacionar, inverter, etc. Tudo ao alcance de um clique.

O VirtualDub possui uma outra funcionalidade que vai interessar e muito quem entende do assunto:

Permite converter o frame rate para qualquer formato desejado, tanto PAL quanto NTSC. Além de suportar vídeos com trilhas de áudio VBR.

A simplicidade faz a diferença

O VirtualDub é tão simples de usar e funciona também dentro dessa simplicidade que não se tem muito o que dizer. É iniciar o programa e começar a trabalhar.

Totalmente feito em Assembly, que é uma linguagem de montagem basicamente bem simples, mas que se bem utilizada faz grande diferença. Além da permissão do uso de CODECS (basta instalar) para uma melhor utilização do programa.

Não fosse a simplicidade marca registrada do VirtualDub, poderíamos muito bem falar da velocidade com que ele trabalha.

A velocidade e consequentemente o desempenho do VirtualDub chamam atenção e enchem os olhos de quem experimenta da primeira vez, pois em máquinas com processadores MMX, SSE e 3DNow o processamento acontece em tempo real.

Não tem mais muito o que se dizer, apesar de algumas limitações, principalmente para quem está acostumado com ferramentas de edição tradicionais (e pagas), o VirtualDub é um programa indispensável para quem trabalha ou deseja trabalhar no ramo.

Além de ser fantástico para os cineastas amadores e pessoas que adoram sair por aí, filmando e editando seus próprios vídeos.

Baixe o VirtualDub e faça bom uso!

Comments

comments