O Que São Feeds RSS e Como Usar!

Para quem começa a navegar pela rede uma das primeiras dúvidas que aparecem é justamente o que é esse tal de Feed.

E pensando em ajudar essas pessoas e ao mesmo tempo tirar qualquer tipo de dúvida que se possa ter sobre Feed (RSS) é que surgiu a ideia desse artigo. Então, vamos lá!

rss2

RSS

Rich Site Summary ou Really Simple Syndication é o formato que permite padronizar o conteúdo de um site/blog para que ele possa ser lido pelo maior número de leitores de notícias possível.

O RSS também é conhecido como Feed, mas a verdade é que um Feed não é necessariamente um RSS, uma vez que os Feeds também podem ter outros formatos, como RDF e Atom.

Portanto, você já sabe que apesar de quase todo mundo se referir a um RSS como Feed, o correto é que, o serviço pode ser chamado de Feed, mas o formato pode variar (RSS, RDF, Atom, XML…).

Vantagens

As vantagens de um Feed são muitas para quem oferece e para quem lê.

Quem oferece ganha uma arma poderosa de divulgação para o seu conteúdo e principalmente de fidelização do leitor através de um meio rápido e eficiente de chegar até o leitor que imagina-se realmente esteja interessado pelo seu conteúdo.

Já quem lê ganha praticidade e com isso otimiza o seu tempo.

Desvantagens

Por outro lado, para quem oferece um Feed, a principal reclamação é a de que o leitor tendo acesso ao conteúdo através do Feed não vai perder tempo de ir até o blog fazer uma visita, que dirá um comentário.

Quanto ao leitor, a maior desvantagem na minha opinião é que com o tempo, se não se cuidar, o fato de ter todo esse conteúdo a sua disposição pode torná-lo preguiçoso. O que pode fazer valer a opinião de alguns, quanto ao leitor não ir até o blog porque lê o Feed.

Como usar

Para quem quer ler os Feeds de seus sites/blogs preferidos, só é necessário um leitor de Feeds (posso indicar o Google Reader que é o que eu uso). Como fazer:

1. Logado em sua conta do google vá até a página do Google Reader.
2. Uma vez na tela principal do Google Reader, basta clicar em Adicionar inscrição e digitar (ou colar) a url (endereço) do Feed que você quer assinar.

A partir daí, você passa a receber todas as atualizações do Feed que inscreveu sem precisar mais se preocupar.

E você pode repetir esse processo quantas vezes quiser, transformando o seu leitor de Feeds em um grande centro de conteúdo onde você pode organizar tudo o que te interessa ao alcance de um clique!

Só cuidado! A comodidade de um leitor de Feeds pode viciar! 😀

Outros textos interessantes sobre Feed (RSS):

Distribuir Seus Feeds RSS Na Rede Com FeedBurner

Como Aumentar os Assinantes RSS Incluindo os Followers do FriendFeed

Comments

comments