Blog: 4 Ferramentas Básicas Para Começar

Todos os dias são criados inúmeros blogs sobre os temas mais variados possíveis, mas a maioria das pessoas não sabe nem por onde começar. Começam e depois vão ver no que vai dar.

Para tentar facilitar um pouco a vida de quem está começando, resolvi criar uma pequena lista com serviços e dicas para quem está começando a blogar.

1. Navegador

Mozilla Firefox

Não adianta, ainda considero o Mozilla Firefox o melhor navegador para quem está começando e até para quem tem boa experiência no meio. Tudo bem que o Opera tem me conquistado cada vez mais a cada dia que passa, mas… O importante é que se você está começando, uma hora ou outra vai precisar alterar um código e para isso o firefox ainda é o melhor.

2. Serviço de e-mail?

Gmail

Tudo bem, você até pode usar o hotmail para bater um papo ou coisa assim, mas só! Serviço de e-mail gratuito não adianta, tem que ser o Gmail. Se não bastasse a praticidade, a cada dia o Google lança mais e mais serviços relacionados e que funcionam completamente integrados.

3. Editor de textos

Windows Live Writer

Como já falamos dele aqui, na minha opinião o WLW é simplesmente fantástico e deveria ser usado não só por quem está começando, mas por todos.

4. Plataforma

Para começar, nada melhor que falar da base, da plataforma que você vai usar para criar o seu primeiro blog.

Hoje, quando falamos de plataformas gratuitas, temos três grandes concorrentes:

  • Blogger
    Em matéria de liberdade de criação e alterações no template o blogger é sem dúvida a melhor das três plataformas, uma vez que é a única que permite alterar completamente o código do blog, deixando-o com a sua cara, além de permitir a inserção de anúncios.
  • WordPress.com
    WordPress.com é um serviço gratuito, não confundir com WordPress.org que disponibiliza um programa para que você o instale em seu próprio servidor, tendo por sua conta, tanto a administração do site/blog quanto a manutenção de todo o sistema. No caso do WordPress.com a história é bem diferente, uma vez que todo o processo já está pronto, tudo o que você precisa é escolher um nome para o seu blog e começar a usar. A desvantagem é que não existem muitas opções com relação a templates, além de não ser permitida a utilização de anúncios.
  • Sapo Blogs
    O Sapo Blogs é um serviço em português, sendo essa a sua maior vantagem, mas como os outros já tem seu recursos traduzidos, então não é tanta vantagem assim. De resto, o Sapo Blogs pode ser comparado com wordPress.com em matéria de quantidade de templates, mas ganhando com o acesso e mudanças. Mas o fato é que o blogger, ao menos na minha opinião, continua sendo a melhor plataforma para se começar a blogar.

É isso, 04 ferramentas básicas, mas que fazem a diferença na hora de blogar.

Comments

comments