Fontes Para Windows e Mac: Onde Baixar e Como Instalar

Antes de mais nada, vamos entender o que é fonte:

Uma fonte tipográfica (ou vulgarmente fonte) que, em português correto, se deve dizer tipo é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). (Wikipédia)

Trocando em miúdos, a fonte é o tipo de letra que usamos no nosso computador (ficou mais fácil, né?).

Existem hoje vários e vários sites que oferecem os mais diversos modelos de fontes. Entre eles temos:

Esses são três em português com muitas fontes. E existe ainda o dafont.com que é um site em inglês, mas fácil de navegar e encontrar aquela que deseja.

Quando você encontrar a fonte desejada, faça o download dela em seu computador, mande descompactar o arquivo (geralmente essas fontes vem em uma pastinha zipada) e vá até o conteúdo da pasta para encontrá-la.

Clique com o botão direito sobre ela e no menu que se abre, clique com o botão esquerdo em Recortar.

Agora, vá até o ícone Meu computador, dê um duplo clique nele com o botão esquerdo do mouse e um duplo clique no ícone correspondente ao seu disco rígido geralmente representado pela letra C (se você não formatou, particionou seu HD ou usa um driver externo, etc.).

Agora procure pela pasta Windows e dê também um duplo clique com o botão esquerdo do mouse nela. Procure dentro da pasta Windows a pasta Fonts e também dê um duplo clique com o botão esquerdo nela.

Agora clique com o botão direito do mouse dentro da pasta Fonts e clique com o botão esquerdo no menu que se abre na opção Colar.

Pronto, sua nova fonte está instalada e você pode usá-la nos seus programas de texto sem problemas, desde que eles suportem esse tipo de fonte.

Só para deixar bem claro o caminho para instalar a fonte:

Meu computador -> Disco local (C:) -> Windows -> Fonts

Lembrando que esse tutorial foi escrito utilizando Windows XP. Para as outras versões, o caminho é o mesmo, mas as que eu já testei a fonte só aparece depois de se reiniciar o computador. Portanto, se você seguir os passos acima e a fonte não aparecer, já sabe. Reinicie o computador para que ela apareça!

Comments

comments