Edição de Áudio: Como Usar o Gravador De Som do Windows

Hoje em dia as opções para edição de áudio no computador são tantas que quem está começando fica completamente perdido sem saber por onde começar.

Microfone

O que pouca gente se dá conta é que existe uma ferramenta simples e prática que já vem com o Windows e que foi desenvolvida para os casos em que você precisa de rapidez e praticidade. Estou falando do Gravador de Som do Windows.

Vamos agora ver o básico sobre ele e como usá-lo!

Abrindo o gravador

Para abrir o Gravador de Som vá até o menu Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Entretenimento -> Gravador de Som.

O gravador

Ao clicar em Gravador de Som você verá uma tela assim:

Gravador de som

Como você pode ver, a aparência do gravador de som é bem simples, lembrando aqueles antigos aparelhos de som com toca-fitas.

O conceito básico do gravador de som é gravar sons vindos da entrada de som da placa de som.

Gravando

Fazer uma gravação é bem simples,  você pode tanto usar o seu microfone quanto gravar o som que você está ouvindo no pc.

Para começar a gravar, basta clicar no botão com o círculo vermelho que o gravador dispara. Para parar a gravação é só clicar no botão com o quadrado preto.

Mais tempo

Uma coisa que confunde muita gente é que quando você começa a realizar uma gravação você só consegue gravar 60 segundos. Esse é uma limitação do gravador, mas que pode ser modificada com um truque simples.

Clique no botão para começar a gravar, espere um pouco e clique no botão para parar a gravação. Agora, clique no menu superior na opção Efeitos e em Reduzir velocidade como mostra a figura abaixo:

Gravador de som

Ao fazer isso você vai notar que o tempo que estava marcando quando você parou o gravador foi dobrado. Na prática, vamos supor que você parou o gravador com 2 segundos. Ao clicar em Reduzir velocidade, o tempo sobe para 4 segundos.

Então… basta ir repetindo o processo, clicando em Reduzir velocidade várias e várias até chegar ao tempo que você precisa. Lembrando que a medida é em segundos, logo 300 segundos = 5 minutos.

Isso não é um ganho de tempo, na verdade é um efeito sonoro. O que você está fazendo é reduzir a velocidade da gravação que você fez. Se você gravar sua voz e depois clicar em Reduzir velocidade e for ouvir, vai ficar com medo porque vai ficar parecendo um filme de terror.

Mas, como você está fazendo isso para ganhar mais tempo para a gravação, quando fizer uma outra gravação ela ficará normal.

Gravação e Conversão

Ao gravar um som no Gravador de Som do Windows, você pode salvá-lo direto no seu computador clicando em Arquivo -> Salvar como… e escolhendo onde quer salvar o arquivo e com que nome.

O problema é que o arquivo é salvo no formato WAV o que não é dos melhores para o pc não é mesmo.

Para resolver isso, assim que você terminar sua gravação, clique em Arquivo -> Propriedades e você verá uma tela assim:

Gravador de som

Escolha a opção Todos os formatos e clique em Converter agora…

Uma nova janela vai se abrir (seleção de som) basta clicar no menu suspenso em Formato e escolher a opção que quiser (MP3 é a mais usada na rede). Depois clique em OK e pronto, ele faz o resto.

Feito isso, clique em Arquivo e Salvar como… e salve sua gravação.

É claro que o Gravador de Som do Windows está longe de ser uma ferramenta de edição perfeita, mas é cheio de possibilidades e pode ser muito interessante se você souber usá-lo.