Como Limpar o Monitor Sem Estragá-lo

Uma dúvida que atormenta quem compra um computador, principalmente agora com as telas de LCD cada vez mais baratas (as famosas telas fininhas) é como limpar o monitor?

hands

Photo Credit: Stephen Davies

É, não adianta, por mais cuidado que você tenha, acaba (ou acabam) colocando o dedo e até a própria poeira que vai se acumulando chega uma hora em que precisa ser removida.

Para quem está com o monitor fosco por não saber como limpar, ou mesmo você que já quer se prevenir, aqui vão algumas dicas:

O que não usar

Nunca, em hipótese alguma, utilize produtos como Veja, limpa vidros e coisas do tipo. Já vi muita gente com o monitor manchado por conta desse tipo de produto.

Mesmo quem tem um monitor dos mais antigos não deve fazer uso desses produtos.

Kit especial vendido em loja para a limpeza do monitor, isso pode?

Olha, vou ser sincero: Não uso isso nem pagando!

Que me desculpem os fabricantes, mas mesmo os produtos que não são a base de álcool (sim a maioria é) podem manchar a tela com o uso. Eu digo isso porque tenho um técnico muito amigo e que já me relatou histórias de gente que manchou completamente a tela com produtos que prometiam milagres e juravam não usar álcool na fórmula.

Então o que usar?

Para falar a verdade, vale o dito da época dos nossos avós que dizia: Água é um santo remédio!

É isso mesmo, água!

Não vá pesando que é para enfiar o monitor na pia e abrir a torneira heim?

Tudo o que você vai precisar é de um paninho ou um chumaço de algodão só um pouco úmido e outro seco.

Paninho ou algodão?

Eu particularmente uso e recomendo o algodão!

A maior reclamação de quem vai usar é que sai uns pelinhos com o algodão um pouco úmido. A verdade é que sai mesmo, mas isso é fácil de resolver, basta vir passando logo depois chumaços de algodão secos, até retirar os pelinhos. Dá trabalho, mas funciona.

E o paninho?

Usar um paninho também é bom, mas eu não recomendo porque é bem fácil de mesmo o pano estando úmido você não perceber uma sujeirinha qualquer nele e riscar a tela. Já com o algodão isso é mais difícil de acontecer. Mesmo assim, o processo é o mesmo, primeiro o pano levemente úmido e depois o pano seco logo em seguida.

De qualquer forma, tanto o algodão quanto o paninho devem ser verificados e sacudidos antes, mas bem sacudidos! E mesmo assim você deve ter atenção redobrada a qualquer poeirinha que esteja no monitor.

Cuidado, atenção e tranquilidade! O resto é só alegria e monitor limpo!

Faça bom uso!

Comments

comments