Manutenção e Otimização do Windows: Ferramentas Básicas

Com o crescimento diário do número de usuários de banda larga hoje em dia, vemos cada vez mais usuários com problemas em seus computadores, que na maioria das vezes poderiam ser, se não evitados, ao menos resolvidos com uma manutenção periódica do Windows.

Manutençao Windows

Imagem: Jean-Claude Outrequin

Se você pensar na quantidade de downloads que faz e na quantidade de sites/blogs que um usuário médio de internet com banda larga visita por dia, vai acabar chegando a um número surpreendente.

São vários e vários mega de informações diária que vão se acumulando e largando “restos” por todo o computador. Até que você chega em um ponto em que tem seu primeiro problema mais sério e um ou outro software não funciona mais.

No desespero, geralmente a primeira reação da pessoa é procurar por tutoriais e/ou fórmulas prontas na própria internet.

E o que acontece?

Acaba por algumas vezes encontrando gente esperta tentando se dar bem ou até pessoas bem intencionadas, mas que estão falando sem conhecimento de causa e que acabam atrapalhando, muito mais que ajudando, apesar das boas intenções.

Então o que fazer?

Simples! Cuide dos problemas antes que apareçam!

Um computador é uma máquina. Eu sei que isso é óbvio, mas tem gente que esquece e passa a acreditar que o computador tem poderes mediúnicos ou coisa do tipo. Mas não, o seu computador não pode se cuidar sozinho! Você tem que cuidar dele!

É claro que existem ferramentas próprias para cuidar bem do seu computador, algumas até citamos por aqui:

O problema é que muita gente não se dá conta que nem o melhor programa do mundo, a melhor ferramenta já inventada, pode fazer por você o que só você pode fazer pelo seu computador!

Você sabia que o seu computador já vem com algumas ferramentas que foram desenvolvidas exclusivamente para melhorar seu desempenho e/ou fazer com que ele funcione sempre 100%?

Já falamos de pelo menos uma delas aqui:

Agora, vamos ver três ferramentas do Windows que podem te ajudar e muito, mesmo que você hoje não precise delas.

1. Limpeza de disco:

A ferramenta Limpeza de disco ajuda a liberar espaço no disco rígido do computador, fazendo com restos de arquivos e outros ficheiros possam ser eliminados com segurança, ganhando espaço no disco rígido e com isso, velocidade!

Onde encontrar:

Clique no botão Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Limpeza de disco.

2. Desfragmentador de disco:

O desfragmentador está ligado diretamente não só ao desempenho como a estabilidade do computador.

Caso você não saiba, toda vez que apagamos algo do HD deixamos um “buraco”, um espaço em branco. Em consequência disso, o computador fica mais lento, pois é como se tivesse que “pular” esses espaços em branco para chegar de um arquivo para o outro e você tem que ficar esperando esse “pulo”.

Uma boa forma de evitar ou acabar com isso é o desfragmentador de disco. Que reorganiza os arquivos e acaba com os espaços entre eles, deixando o seu computador mais rápido e mais confiável.

Se você utiliza o computador diariamente, o ideal é usar o desfragmentador de disco de 15 em 15 dias. Mas isso vai depender do uso que você faz do seu computador.

Iniciar -> Meu computador (clique com o botão direito do mouse sobre a figura do seu hd) -> Propriedades -> Ferramentas -> Desfragmentar agora…

3. Lixeira:

Pois é! Simplesmente evidente, mas acredite, tem gente que não sabe que a lixeira existe ou ao menos não sabe para que serve!

A lixeira do Windows é na verdade a maneira mais simples e mais antiga de todas de se liberar espaço em disco.

O ícone da lixeira está na sua área de trabalho, para acessá-la basta dar um duplo-clique sobre ele. Uma vez aberta, você verá ali todos os arquivos de deletou do seu computador. Basta clicar em Arquivo e Esvaziar Lixeira e pronto!

É isso! Três ferramentas do Windows bem simples, mas que se bem utilizadas podem ajudar e muito a manter o seu computador funcionando por muito tempo!

Comments

comments