Navegação por Gestos na Internet: eViacam

Que tal colocar sua cabeça para comandar o cursor do mouse?

É isso mesmo! Vamos usar a cabeça!

Pouca gente está por dentro da chamada Navegação por gestos, mas ela já é uma realidade. Tudo bem que alguns programas ainda estão mais para testes que qualquer outra coisa, mas o que a pouco tempo só se via em filmes de ficção científica, hoje já começa a se tornar cada vez mais real e próximo de nós.

Bom, antes de mais nada é bom que você entenda que a navegação por gestos não é nenhuma mágica, mas apenas mais uma forma de interagir com o seu computador.

E fica impossível falar em interação e navegação por gestos sem falar na nova febre do momento, o Enable Viacam ou simplesmente eViacam.

O eViacam é um aplicativo que permite ao usuário usar os movimentos da cabeça para controlar o cursor do mouse.

E como funciona?

eViacam

Na verdade o funcionamento do eVicam é relativamente simples, considerando o ponto de vista do usuário claro.

Tudo o que você precisa é de uma webcam instalada e funcionando no seu computador. Uma vez ligada e voltada para o seu rosto, os movimentos da sua cabeça farão com que o cursor do mouse se movimente na tela.

Simples não é? Pois é!

De fato, como eu disse, para o usuário o funcionamento é simples, isso sem contar os casos em que a pessoa, por uma incapacidade física, não poderia controlar um mouse comum.

Controles

Para comandar o ponteiro do mouse já sabemos que basta mover a cabeça, mas e para clicar?

Pois é, essa parte ainda precisa ser mais bem trabalhada e pensar em uma solução mais simples deve estar no topo da lista. Mas por enquanto, para conseguir clicar você utiliza botões do próprio aplicativo (Left, Right, Doble Click, etc.).

Cada botão apertado na tela realiza a mesma tarefa que o botão apertado normalmente no mouse comum.

Testes

É claro que o eViacam é um começo de alguma coisa que ainda ninguém sabe ao certo que “cara” vai ter ou quanto tempo ainda vai levar para se tornar comum, mas se pararmos para pensar que em poucos anos a internet deixou de ser coisa de ficção científica e passou a fazer parte da nossa rotina, é fato que projetos como o eViacam se tornarão cada vez mais comuns.

Ficou curioso(a)?

Confira o vídeo abaixo e vejo o eViacam em ação:

Como podemos ver, ainda existem melhorias a serem feitas e não será hoje quer teremos um controle totalmente integrado aos movimentos do corpo, mas enquanto esse dia não chega, que tal brincar um pouco de homem biônico e começar a controlar o mouse com a cabeça?

Ou melhor ainda, que tal ajudar aquele, vizinho, amigo, parente que tem algum tipo de deficiência e que poderia se beneficiar de um projeto como o eViacam?

Pare, pense, clique aqui e faça bom uso!

Comments

comments