Redes Sociais: Amizade e Negócios no Orkut

orkut_logo

Se você vive completamente afastado de tudo e todos ou está no seu primeiro dia de internet, talvez (eu disse talvez) não tenha ainda ouvido falar do tal do Orkut.

Se esse é o seu caso, vou tentar te ajudar a entender:

O Orkut é uma comunidade virtual filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de redes sociais. (informações: Wikipédia)

O que no começo surgiu como uma rede social que não tinha lá grandes atrativos, simplesmente foi quase que tomada pelos brasileiros, com mais de 60 milhões de usuários e quase 80% destes brasileiros, o Orkut é hoje mais nacional que qualquer outra coisa.

Como funciona

Para acessar o Orkut você precisa de uma conta. Tanto pode ser criada na hora, quanto pode ser usada uma conta Google, uma vez que o sistema é afiliado ao Google.

Uma vez dentro você pode personalizar seu perfil, adicionar fotos, vídeos e tudo o mais. A cada dia que passa o Orkut vem ganhando mais e mais funcionalidades e atraindo cada vez mais as atenções.

Pessoal ou Profissional?

O Orkut apesar de ser uma comunidade virtual (ou rede social se preferir) tem sido cada vez mais utilizado como forma de conseguir um emprego, encontrar um sócio, buscar oportunidades de negócios em geral e até para divulgação de projetos e ações das mais variadas. Não existem limites.

O outro lado

Claro que nem tudo são flores e também acontecem coisas ruins no Orkut. Basta que você pense em números: 60 milhões de usuários lembra?

Óbvio que um ou outro engraçadinho, ou até bandido, se infiltre tentando se prejudicar e/ou se aproveitar dos outros.

E também é claro que ninguém está livre de problemas e todos podemos acabar sofrendo com perseguições ou coisas do tipo. Mas existem alguns cuidados que devem ser levados em conta e que podem evitar muita dor de cabeça.

Vamos ver uma lista de medidas simples indicadas pelo blog oficial do Orkut, mas que vão te ajudar e muito a se manter mais seguro e não tão aberto a “espertinhos” no Orkut:

  1. Crie uma senha difícil
  2. Mantenha suas informações pessoais em segredo
  3. Deixe os códigos com os engenheiros
  4. Downloads e orkut não se misturam
  5. Pense duas vezes antes de clicar em links externos
  6. É sempre bom ter um software antivírus
  7. Para informar-se sobre novos recursos, dê uma olhada nos apps

Curiosidade

Pesquisando sobre o Orkut me lembrei de uma teoria que já li faz algum tempo que se chama “teoria dos seis graus de separação”.

De acordo com essa teoria uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários.

Então, vamos ver se você consegue me encontrar no Orkut com até seis amigos de distância?

Tá bom, se ficou com preguiça, basta clicar aqui e chegar até o meu perfil.

Se ainda não tem um perfil no Orkut, não perca mais tempo e abra agora a sua conta!

Comments

comments