Música no Computador: Um Player Audio Simples e Eficiente, Winyl

Se você assim como eu é apaixonado por música, esse artigo é seu!

winyl

Eu já perdi as contas de quantas músicas tenho armazenadas no meu computador. Tem de todo gênero e para todo gosto. Do Blues ao Forró, sem preconceito!

O grande problema (fora o espaço que essas músicas ocupam) são os problemas que ocorriam sempre que tentava ouvir tudo de uma vez.

Players como o Windows Media Player são ótimos e completos, mas em casos em que a quantidade de músicas já ultrapassou qualquer barreira de sanidade, não tem jeito, travam mesmo.

Porém, se você prestou atenção até aqui, vai ver que eu escrevi “problemas que ocorriam” porque já não ocorrem mais depois que passei a usar o Winyl.

O Winyl é um player de música que no primeiro momento chega a parecer até simples demais, mas na verdade não é que ele seja simples demais, ele é simples na medida certa. Sem frescura!

Só para você saber, o Windows Media Player, dependendo do seu sistema pode consumir até 80 MB (o que para quem tem aí uma memória de 256 ou 512 é a morte) já o Winyl consome no máximo 13 MB. Faça as contas. Isso sem falar que ele ocupa apenas 5 MB no disco rígido, contra uma média de 21 do WMP.

Só isso já deveria ser motivo suficiente para que você pensasse em testá-lo, mas ainda tem mais e o “algo mais” desse programa está na simplicidade.

Como instalar

Baixe o Winyl, descompacte o arquivo e instale-o normalmente como qualquer outro programa.

Após a instalação, na primeira vez que você rodar o programa você verá uma imagem assim:

Player de Música: Winyl - Simples e Eficiente 2

Clique em Add para abrir a busca e selecionar a pasta onde estão suas músicas no seu computador. Em seguida clique em Update para que elas sejam carregadas no programa.

Assim que instalar e executar o programa pela primeira vez, você pode antes mesmo de tocar uma música, mudar a linguagem do programa para o português. Para isso clique com o botão direito ao lado das opções de execução como na figura abaixo:

Player de Música: Winyl - Simples e Eficiente 3

Agora selecione Select Language… escolha Portuguese (Brasil) como a língua oficial.

Adicionando músicas a lista de reprodução

Ao adicionar músicas à lista de reprodução você automaticamente adiciona músicas à biblioteca. Para fazer isso, você pode optar pela maneira mais fácil que é selecionando a música ou várias músicas ao mesmo tempo e arrastando para a janela do Winyl.

Depois clique com o botão direito sobre Listas de Reprodução e escolha Nova Lista de Reprodução.

O básico está aí e agora você tem um player de música simples e eficiente e mais importante: Que funciona de verdade! Já conhece as configurações básicas e sabe como ouvir suas músicas, tá esperando o que para começar a colecionar música de verdade?

Com o Winyl é fácil alimentar esse vício!

Um “detalhe”:

O Winyl, além de listar e tocar as músicas que você tem no seu computador, ainda conta com uma lista de mais de mil (isso mesmo 1.000) rádios que vão do Blues ao Techno, passando pelo Folk até música Gospel. Tem para todos os gostos!

Está esperando aí ainda? Vai baixar o Winyl (você não vai se arrepender)!

Comments

comments