Você Conhece os Plugins Para Firefox?

Que o Mozilla Firefox está entre os melhores ou é o melhor navegador na opinião de muita gente, isso já sabemos. Agora, o que poucos sabem é que o Firefox pode ficar ainda melhor com o uso de plugins.

Firefox

Isso mesmo! É possível utilizar plugins no Firefox e torná-lo ainda mais próximo do que você considera como navegador perfeito, com tudo o que você gostaria.

Por isso, vamos ver agora onde encontrar e como instalar os plugins para o Firefox.

Onde encontrar

  • Mozilla.org
    O primeiro lugar onde procurar por plugins é o site mozilla.org claro!
  • PluginDoc
    O PluginDoc é um espaço que conta com plugins e informações das mais variadas, vale conferir.

Plugin é a mesma coisa que extensão?

Não! Um plugin é um programa que é instalado no Firefox e que adiciona recursos para serem usados por páginas web. Já as extensões também são programas, mas que criam ou modificam funcionalidades do navegador.

Ter ou não uma extensão instalada não altera a visualização das páginas. Já a falta de um plugin sim, interfere e muito.

Instalação

Escolha o seu plugin e clique em download.

Geralmente os plugins para o Firefox instalam-se automaticamente, sendo necessário apenas que o usuário concorde com a instalação. Somente em alguns casos é necessário um ajuste manual depois do plugin instalado para que ele funcione como deve. Mas tudo é feito de forma bem simples.

Para conferir se o plugin foi instalado ou não, basta procurar pela opção Ferramentas no menu superior e clicar em Complementos.

Como eu disse, a instalação é quase sempre automática. Você só precisa se lembrar que para que um plugin passe a funcionar você precisa reiniciar o Firefox, ok?

Plugins úteis

Aqui você encontra uma pequena lista de plugins que julgo bem interessantes:

  • WebDeveloper
    O WebDeveloper é um plugin especial para programadores que adiciona uma barra de tarefas ao Firefox que contém várias ferramentas para facilitar a vida do desenvolvedor.
  • Tab Mix Plus
    O Tab Mix Plus é um plugin chamado de manipulador de abas. Ou seja, ele possibilita alterar as abas do Firefox da maneira que você quiser. Unir abas, congelar, duplicar, reabrir, etc.
  • FireFTP
    O FireFTP é um plugin que te permite enviar arquivos FTP direto do Firefox sem a necessidade de um assistente.
  • GTranslate
    O GTranslate é um plugin que se baseia no tradutor do Google para traduzir o texto que você seleciona na página.

Dica: Para saber quantos e quais plugins você tem instalado, digite na barra de endereços do Firefox about:plugins e clique Enter.

Vai aparecer uma lista com todos os plugins que você tem instalados no seu Firefox. É surpreendente (eu fiquei de boca aberta).

Afinal de contas, já que os plugins são tão importantes e fazem tanta diferença, porque não vem instalados no navegador logo de cara?

Simplesmente isso não acontece porque existe uma lincença de software que não permite a distribuição de programas de outras empresas com o Firefox. Fora isso, quanto mais plugins, mais pesado e demorado seria o download!

Comments

comments