Roteador Wifi: Como Bloquear a Conexão ADSL a Computadores Não Autorizados

Uma ADSL wireless (sem fio) acarreta o risco de conexões não autorizadas através de sua linha Internet e a possibilidade de que desconhecidos tenham acesso a dados pessoais quando você preenche formulários on-line (uma espécie de phishing OTA).

wifi

Em ADSL Wireless: Como Proteger a Conexão Wifi do Seu Roteador expliquei melhor a problemática sugerindo possíveis soluções, mas sem indicar as implementações práticas.

Mais de uma pessoa me contatou pedindo instruções detalhadas sobre como configurar o roteador para aceitar pedidos de conexão apenas a partir dos computadores de casa. Resumindo brevemente:

  1. Todo dispositivo de rede tem uma placa com um número único de identificação (um endereço de rede chamado MAC Address), que é o endereço de rede do periférico.
  2. Nos roteadores é possível inserir uma lista dessas placas a fim de conectar à internet somente determinados PCs / celulares / palmtops, etc.

Como existem muitos modelos de modems e roteadores em uso é muito difícil fornecer um guia único para colocar em prática a proteção através de filtros nos endereços MAC, mas posso mostrar como configurei o meu, com a ajuda de algumas imagens, a fim de lhe permitir fazer o mesmo no seu.

1. Conecte-se ao painel de controle do seu roteador

É a primeira coisa a fazer. Se você tem um roteador você pode acessar o seu painel de controle exatamente como acessa a qualquer site: digitando o endereço no seu navegador. Normalmente, o IP do roteador é 192.168.0.1, portanto você pode se conectar ao painel de controle abrindo a página http://192.168.0.1

Se o IP do seu roteador é diferente, você pode encontrá-lo nas configurações de rede, em Gateway padrão.

A maneira mais fácil de visualizá-lo é ao seguinte:

  • abra o prompt de comando (a janela DOS normalmente encontrada em Iniciar> Programas> Acessórios)
  • digite ipconfig /all e aperte enter

2. O que fazer se for solicitada uma senha

Todos os roteadores novos tem uma senha padrão que é mostrada no manual de instruções. Mas, se o seu roteador lhe foi dado a título de empréstimo pelo provedor de ADSL, provavelmente, você não será capaz de acessá-la porque a gestão do aparelho é de competência exclusiva deles.

3. Entre na gestão wifi do painel de controle

No meu Linksys WRT350N acesso à gestão das funcionalidades wifi do roteador através do item do menu principal chamado Wireless. O submenu apresenta, entre outros, o item Wireless MAC filter. É alí que devemos trabalhar. Procure a janela semelhante no seu access point. Segue a tela:

MAC filter no Linksys

4. Ative o filtro dos endereços MAC

Depois de entrar na janela correta, você deverá habilitar o filtro dos MAC addresses. Pode haver outras opções. Na tela você vai ler Prevent ou Permit Only: servem para indicar ao roteador se a lista que você vai criar conterá os dispositivos a serem bloqueados ou os autorizados a conexão. A segunda opção é a que vamos usar.

Ache o comando semelhante no seu painel de controle e implemente-o como no exemplo.

5. Ache o MAC Address de todos os dispositivos autorizados a conectarem-se

E aqui você deverá fazer o “censo” de todos os celulares, computadores, laptops, smartphones, etc., que você deseja habilitar à conexão DSL de sua casa ou do seu escritório. Aqui também não existe um guia único para obter esta informação. Aqui estão algumas dicas para conseguir os endereços MAC:

  • IPhone: Ajustes> Geral> Sobre
  • Blackberry: Menu> Opções> Status
  • Windows: Iniciar> Programas> Acessórios em seguida, digite ipconfig /all (cuidado, você pode encontrar mais de um, nesse caso, você precisa o do cartão Wi-Fi)
  • Mac: System Preferences> Network em seguida, selecione a placa de rede sem fio

6. Insira os MAC Adresses na lista

mac filter

Agora você precisa clicar em Editar MAC Filter list e inserir, um por um, todos os endereços MAC que você marcou.

Recomendações

Como já mencionei, no seu roteador os comandos serão diferentes, tente reconstruir as configurações pegando como sugestão os meus exemplos.

Depois de concluir as operações, somente os computadores especificados por você serão capazes de se conectar a sua ADSL wifi.

Um eventual intruso poderá ver sua conexão wi-fi, e talvez até mesmo vê-la aberta (se você não tiver definido uma senha WEP ou WPA), mas quando ele tentar conectar-se à internet o seu roteador não lhe dará a disponibilidade de rede, impedindo a conexão.

Photo credit
Wifi: John Kounadeas