Web Marketing: Saiba Como Usar da Melhor Maneira as Redes Sociais

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Hoje as redes sociais ou social networks se tornaram um espaço de divulgação e fonte de visitas que não podem mais ser ignoradas.

O papel dessas redes hoje na divulgação de conteúdo é muito importante, mas são poucas as pessoas que já sabem como tirar proveito disso. E para tentar ajudar um pouco é que vamos falar sobre como participar das redes sociais.

Em primeiro lugar, a ideia aqui é falar das redes sociais de uma forma geral e não de uma ou outra rede específica, mesmo porque, existem várias e várias (vamos ver algumas ao final do artigo) e não teríamos espaço aqui para falar sobre todas.

Antes de mais nada vamos tentar entender sobre o que eu estou falando quando me refiro a redes sociais.

Eu costumo defini-las como um espaço para os usuários se relacionarem. Seja por motivos pessoais ou profissionais, mas se relacionam acima de tudo.

E é isso que a maioria das pessoas que começa a fazer parte de uma rede social com a ideia de que essa é uma forma de ganhar visibilidade e consequentemente visitas para o seu blog não entendem. Técnicas de SEO, ou seja lá o que você tenha lido por aí, não funcionam!

Conseguir visibilidade, espaço e visitas é algo que acontece naturalmente na mesma medida em que você participa das redes, não tem mistério.

O que você deseja?

A primeira coisa que você precisa pensar quando o assunto são as redes sociais é exatamente isso: O que você deseja?

Se você começa a participar tendo como único objetivo o conseguir visitas você não vai longe.

Se você vai participar de uma ou mais redes sociais, decida-se por participar de verdade. Esteja presente, seja comunicativo e sempre pronto para interagir.

Afinal, é isso que a maioria das pessoas que estão ali querem, interagir. O conhecer seu site é apenas uma consequência.

Quanto e como?

Se você realmente deseja ter um retorno positivo da sua participação nas redes sociais, pode esquecer essa história de participar de 20 ou 30 redes. Como diria o quêdedo: “isso no ecxiste!”

Escolha no máximo cinco e se dedique a essas cinco. Participe diariamente de cada uma delas, dedique nem que seja 10 minutos por dia para cada uma. Seja criterioso e não desanime.

Participe todos os dias, sem desanimar. Se você fizer isso, garanto que o resultado será muito melhor que se você tentasse usar 20 ou 30.

Lembre-se que estamos falando aqui de redes nas quais é possível interagir com os outros usuários diretamente e não com sites que só servem para enviar links ok?

E o conteúdo?

O maior problema hoje das redes sociais é a ideia de que elas são a nova fonte inesgotável de visitas. Digo isso porque com essa ideia sendo espalhada, uma grande quantidade de pessoas passou a criar blogs e entupir as redes de lixo. Isso mesmo l-i-x-o, LIXO!

A quantidade de artigos que são divulgados, copiados e divulgados novamente é absurda em qualquer rede social. Portanto, se você quer destaque em alguma delas, a sua primeira preocupação deveria ser em produzir um conteúdo exclusivo e consequentemente com a qualidade desse conteúdo.

Seja original! Fale dos seus gatos, das maravilhas que você faz com uma caixa de fósforos e um alfinete (é só um exemplo), mas não se dê ao trabalho de participar apenas republicando textos dos sites de notícias ou copiando artigos de outros blogs.

Isso só demonstra que você não tem criatividade e/ou não tem capacidade para fazer nada por si só.

Como funciona?

Se você que quer participar, escolheu as redes certas e se preocupa em produzir um conteúdo de qualidade, agora você só precisa para para pensar em uma coisa: Como essa rede funciona?

Não estou falando do sistema de votação, comentários, visitas, etc. Estou falando de como as coisas são entre os usuários de determinada rede.

Por exemplo, no diHITT os usuários costumam votar nas notícias no site e comentar no próprio diHITT e no blog de quem enviou a notícia.

Já em uma rede no estilo do Orkut, os usuários já se concentram mais em participar e interagir dentro da própria rede e para conseguir se destacar ao ponto de que as pessoas fiquem curiosas e vão visitar seu blog leva tempo e muita determinação.

Mas existem algumas coisas que você pode fazer para acelerar esse processo, como explicado no artigo Como divulgar seu blog no Orkut: todos os passos para tirar o máximo proveito da rede.

Seja como for, se você quer destaque, você precisa primeiro entender como determinada rede funciona para depois passar a usá-la corretamente.

E como eu disse que veríamos algumas redes sociais ao final do artigo, vamos aqui ver as que eu participo e que indico sem medo. Todas elas podem trazer um grande retorno para o seu trabalho, mas todas dependem da sua participação. São elas:

  • diHITT
    É uma rede social em que a participação dos usuários se dá por votação nas notícias, comentários e recados e mensagem trocados entre eles. Tudo muito simples e rápido, mas com um sentido de comunidade muito forte. No diHITT as coisas não são diferentes e por lá também já existe os blog que despejam lixo, mas o diferencial é que a comunidade que por lá participa consegue ainda selecionar e descartar esses blogs. Vale conferir!
  • Rec6
    Não tão interativo quanto o diHITT, não por falta de espaço, mas mais por uma dificuldade maior para que esse interatividade aconteça, o Rec6 é uma rede que ainda é pouco usada em todo o seu potencial e por isso merece uma atenção especial.
  • BlogBlogs
    É um espaço muito interessante e que trabalha também com base na participação dos usuários, mas tendo como principal destaque o conteúdo enviado, deixando essa interatividade em segundo plano. O grande problema com o BlogBlogs foi o “golpe” dado por alguns blogueiros que abalou e muito a credibilidade do site. Até hoje algumas posições do ranking são ocupadas por sites que não deveriam nunca servir de referência de conteúdo para ninguém, mas que ali estão porque se uniram para tanto (até por isso exclui minha conta e deixei de participar, mas indico aqui para quem está começando e que tenha o que eu disse no artigo “conteúdo”).
  • Linkk
    É mais um site de votação de notícias e que permite comentários e um interação mínima dos usuários. Voltado mais para a indicação das notícias, eu diria que o Linkk funciona muito mais para quem está disposto a visitar, interagir e conhecer mesmo os principais blogs que ali estão.
  • Orkut
    É sem dúvida a rede social mais completa quando o assunto é interatividade e participação dos usuários. Já comentado acima, de fato exige dedicação e vontade, mas se bem utilizado pode trazer resultados fantásticos.

Então é isso, uma lista básica, com cinco redes sociais que precisam cada uma delas ser usadas em maior ou menor intensidade, mas todas gerando bons resultados, que óbvio, dependem da sua dedicação e vontade!

Não tem mistério, seja sincero e participe!

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