VoIP: Alternativas ao Skype Para Ligações Via Internet

Já falamos aqui sobre VoIP e suas vantagens certo? Se você não leu, confira o texto: VoIP: Ligar de Graça ou Com Baixo Custo Pela Internet

VoIPPhone

Imagem: Scott Tsai

Pois agora que já sabemos do que se trata, que tal conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e alguns dos softwares utilizados? Então vamos lá!

Antes de mais nada, você vai precisar obviamente de uma conexão a internet mas, não tão obviamente, assim é o fato de que você teoricamente não precise de um computador para utilizar e aproveitar a tecnologia VoIP, porém pode ter certeza de que quem tem um computador irá aproveitar muito mais.

No caso da tecnologia VoIP sendo utilizada por quem tem um computador e através dele, tudo o que será necessário é um microfone, caixas de som ou fones de ouvido. Além disso, será necessário o software responsável, também conhecido como software VoIP.

Como já falamos por aqui também sobre o Skype, não vamos voltar ao tema, ao menos não neste artigo, mas o que você pode fazer é dar uma lida no artigo sobre o Skype e já ter uma base do software VoIP tratado aqui.

Apesar do que muitos pensam, o Skype não é o único software do gênero no mercado. Na verdade, ele pode ser o mais usado e/ou mais conhecido, mas existem sim, outros softwares que também dão conta do recado e que podem ser uma opção para um eventual problema do Skype.

Abbeyphone

Abbeyphone

Permite ligações de telefone para telefone/computador para telefone/ computador para computador/SMS.

AGEphone

AGEphone

Permite gravação, correio de voz, serviços simultâneos, redirecionamento de ligações e suporte ao Outlook.

Fring

Fring

Conversação gratuita, chat ao vivo e muita interatividade é o que promete o Fring.

Aqui você tem três exemplos, mas é claro que existem muitos mais. O fato é que isso é só para mostrar o quanto não só é possível, como é muito fácil ter um software VoIP ligado diretamente ao seu computador, basta escolher o seu e começar a usar.

VoIP sem computador

Como foi dito antes, não é necessariamente obrigatório um computador para usarmos a tecnologia VoIP e suas vantagens.

Na verdade, tudo o que precisamos para começar a usar essa tecnologia é um aparelho VoIP com um adaptador (ATA ou adaptador VoIP) ou ainda um telefone IP.

Para que funcione esse aparelho deve ser conectado a internet, nesse caso, utilizando um cabo RJ45. Além é claro da contratação dos serviços de uma operadora VoIP.

Seja através do computador ou sem ele, o fato é que a tecnologia VoIP vem se tornando cada vez mais comum e as formas de utilizá-la cada vez mais práticas, facilitando a vida de todos.

Comments

comments