Twitter: Microblogging, Dinheiro e Muito Mais

O Twitter é antes de mais nada uma ferramenta para microblogging. Também caracterizado como uma rede social e servidor que permite aos seus usuários enviar e ler atualizações em até 140 caracteres que são chamadas de “tweets”.

O Twitter surgiu em 2006 e logo caiu no gosto dos blogueiros e editores on-line justamente por sua praticidade e velocidade com que as informações são repassadas.

Apesar da popularidade, existe um estudo que diz que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.

Twitter Social Real

Apesar de ser uma ferramenta on-line, assim como o Orkut, o Twitter tem se mostrado um excelente meio para divulgar ideias, conhecer e reunir pessoas.

Um exemplo maluco da força que essa ferramenta possui foi a organização do Pillow Fight Day, uma guerra de travesseiros pública e que aconteceu em várias cidades do mundo (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e várias outras cidades brasileiras participaram).

Twitter no Brasil

Em uma pesquisa feita pela agência Bullet, 61% dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na sua maior parte são pessoas com ensino superior completo e renda mensal entre R$1.001,00 e R$5.000,00.

Ainda segundo a pesquisa, os usuários brasileiros gastam cerca de 50 horas semanais conectados à internet e cerca de 60% deles é considerado formadores de opinião, possuem um blog e conheceram o Twitter através de amigos ou posts em outros blogs.

Ganhar dinheiro com o Twitter?

Algumas empresas tem usado cada vez mais o Twitter para divulgação de suas marcas com atualizações constantes e mantendo o consumidos ligado a marca.

Já os usuários comuns ainda não tem uma alternativa tão clara, mas ganham, sim, dinheiro com o Twitter de uma forma indireta, uma vez que a ferramenta já é responsável por um grande redirecionamento de tráfego para blogs e sites pessoais, gerando assim renda através das visitas.

Twitters aos montes

Depois do sucesso alcançado pelo Twitter surgiram vários e vários sites com serviços parecidos. Seja como twitters regionais, reservados apenas para alguns paises. Seja como twitters com um algo mais, com direito a downloads e outras coisas.

O fato é que o original se mantém vivo, com saúde e crescendo cada vez mais.

Linguagem Própria

Agora que você já sabemos um pouco sobre o Twitter e provavelmente já está louco para começar a usar, vamos primeiro ver alguns termos que são usados pelos usuários e que vão te ajudar a não “pagar mico” logo de cara.

Tweet – Um post no Twitter.

Twitteiro – Quem posta no Twitter.

Direct message (Mensagem direta) – São mensagens privadas que somente o destinatário pode ver. Para isso basta colocar um D na frente do nome (login) da pessoa para quem você quer mandar a mensagem.

Reply – São respostas a outros tweets. Para isso basta colocar um @ na frente do nome (login) da pessoa que ela vai saber que a resposta é para ela.

Hashtag – Servi para facilitar as buscas. Te ajuda a fazer buscas tanto por mensagens, quanto por interesses específicos. Para isso basta colocar um # na frente da palavra que você quer usar como hashtag.

Followers (seguidores) – São as pessoas que te seguem para ler tudo o que você posta. Podendo você optar se mantém seus posts abertos (qualquer pessoa pode ler e seguir você) ou você pode exigir autorizar a pessoa a te seguir.

Então, o que você está esperando para começar a usar o Twitter?

Seja para se divertir, conhecer gente nova ou até para aumentar seu alcance profissional, comece a usar o Twitter!

Eu estou por lá! Tico Esteves

Informações: Wikipédia

Comments

comments