Unix: Você Sabe o Que é Isso?

Unix

Imagem: celiece aurea

Antes de mais nada, vamos ver uma definição sobre Unix da Wikipédia:

Unix é um sistema operativo portátil (ou portável), multitarefa e multiutilizador (ou multiusuário) originalmente criado por Ken Thompson, que trabalhava nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formados por empresas de informática.

Trocando em miúdos, Unix é um sistema operacional.

E foi em setembro de 1993 que um grupo de 75 líderes do sistema e fornecedores de sofware concordaram em apoiar a iniciativa de pedir para padronizar as especificações do sistema operacional Unix.

Mas, não foi assim que a história começou, não.

Em 1965 formou-se um grupo de programadores entre os quais incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas Mcllroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T (Laboratórios Bell), da General Electric e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics.

O Multics que deveria a princípio ser um sistema de tempo compartilhado para uma grande comunidade de usuários, passou pela época sem chamar muita atenção, uma vez que os computadores disponíveis na época, os GE 645, revelaram-se insuficientes para as pretenções do projeto.

Em 1969 a Bell retirou-se do projeto alegando que três instituições com motivos dispares dificilmente alcançariam uma solução satisfatória para cada uma delas.

E que além disso, seus participantes sofriam de síndrome de segundo projeto e que por isso queriam incluir no Multics tudo o que tinha sido excluído dos sistemas experimentais até então desenvolvidos.

No final de 1969, Ken Tompson, com um computador PDP-7, começou a reescrever o sistema Multics num conceito bem menos ambicioso, porém mais dentro da realidade da época.

Batizado inicialmente de Unics e usando linguagem de montagem (assembly). Mais tarde, Brian Kernighan rebatizaria o sistema com o nome que se tornou famoso (Unix).

Já no ano de 1973, o Unix foi novamente reenscrito, dessa vez utilizando a linguagem C em um computador PDP-11. E foi a linguagem C a grande responsável pelo rápida difusão do Unix.

Em 1977 a AT&T passou a fornecer o Unix para instituições comerciais. Então o sistema Unix saiu da linha dos computadores PDP da Digital Equipament (DEC), demonstrando a facilidade de migração para outros computadores, graças a linguagem C e a forma como o sistema foi inscrito.

Isso provou que o Unix era vendável e encorajou outros fabricantes a seguirem o mesmo curso. Iniciando ali o que ficou conhecido como mercado Unix.

E foi assim, com o crescimento da oferta de microcomputadores e outras empresas transportando o Unix para novas máquinas que o sistema Unix cresceu e ganhou o mundo.

Atualmente o Unix ou *nix não é mais um nome ligado a um único sistema operacional, ou não somente isso, mas a toda uma família de sistemas operacionais que partilham muitos dos conceitos dos sistemas Unix originais.

A título de curiosidade, saiba que existem hoje mais de quarenta sistemas operacionais Unix, rodando de celulares a relógios de pulso, até os supercomputadores.

Informações: Wikipédia e The UNIX System

Comments

comments