VoIP: Ligar de Graça ou Com Baixo Custo Pela Internet

voip

Imagem: Notwist

Para quem não faz a menor ideia do que VoIP quer dizer, vamos ver uma definição:

Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados. (fonte: Wikipédia)

E aí? Ficou mais fácil?

Bom, basicamente o que você precisa saber é que a plataforma VoIP transforma os sinais de voz, que são analógicos, em pacotes digitais para a transmissão na internet e na intranet. Uma vez transmitidos, esses “pacotes” são novamente compactados, mas dessa vez em forma de sinais analógicos para serem enviados ao receptor.

A tecnologia VoIP tem sido cada vez mais usada e empresas de todo o mundo já aderiram principalmente pela economia que se faz com o uso da mesma.

Como assim?

A comunicação por voz, teoricamente é bem simples desde sua criação, uma vez que para usá-la, sempre bastou que o usuário tivesse instalado em seu computador um software para transferência de dados. Que nesse caso, se trata da voz.

No início, a tecnologia VoIP podia simplesmente ser entendida como uma ligação telefônica entre dois usuários em uma rede privada. Fazendo uso unicamente de conversão de voz para dados (isso pensando em redes corporativas nesse primeiro momento).

O próximo passo foi o entendimento da tecnologia VoIP como uma interação ou ligação entre um usuário de internet e um usuário de telefonia convencional, isso sem a necessidade de acesso simultâneo.

Já hoje em dia, a ideia de tecnologia VoIP é bem mais ampla e mostra um conceito, mesmo para o uso doméstico, no mínimo inovador e abrindo portas para todas as possibilidades.

Que tal a ideia de uma conversa telefônica entre um usuário de internet e um usuário de telefonia convencional, os dois utilizando apenas o telefone?

Atualmente a tecnologia VoIP começa a se tornar mais acessível também no Brasil, chamando atenção e deixando os investidores atentos.

E o que é preciso para usar a tecnologia VoIP?

Como já falamos do Skype por aqui, se você já usa o Skype, então já usa a tecnologia VoIP sem saber. Não é legal?

Muitas vezes os nomes parecem difíceis e não entendemos muito bem o que está acontecendo, mas a verdade é que muitos serviços nós usamos e não nos damos conta!

Não só o Skype utiliza essa tecnologia, mas IP Phones (telefones por IP) também podem utilizá-la.

IP Phones nada mais são que aparelhos de telefone que podem ser ligados à porta USB, tomando o lugar do microfone e caixas de som (ou de um headset).

Então você já sabe: depois das empresas, chegou a vez do uso doméstico para a tecnologia VoIP e agora amigos, o céu é o limite!

É esperar para ver!

Saiba como usar diversos programas de VoIP

  1. Globe7: Ligações VoIP Grátis, WebTV e Muito Mais Para Computador e Celular
  2. Chamadas VoIP Grátis e Low Cost Com Celular e Fixo: Rebtel
  3. Números Telefônicos VoIP Para Associar ao Skype Gratuitamente: Ring2Skype
  4. Truphone: Como Telefonar via Internet com o seu iPod Touch
  5. VoIP SIP, Telefone Via Internet Com Fixo, Celular e PC: VoipHIT
  6. Voip P2P no Celular: Fring
  7. VoIP Móvel: Telefonar Grátis Com Celular Via Internet
  8. VoipStunt, Telefonar Grátis Via Internet Para Números Fixos

Comments

comments