Windows Live Writer: Um Editor de Texto Mais Que Completo!

Seja para quem está começando, seja para quem já tem tempo de estrada, ferramentas para facilitar a vida são sempre bem-vindas!

editor de texto

Imagem: stock.xchng

Se você ainda não conhece, te apresento o melhor editor de textos que existe (ao menos na minha opinião), estou falando do Windows Live Writer.

O Windows Live Writer é um editor de textos completo, mas não só isso. Com ele é possível não só editar o texto, mas já saber antes de publicar como o texto vai ficar no blog.

Essa e outras tantas vantagens tornam o WLW um editor fantástico e que merece ser testado. Mas para isso é preciso instalá-lo e é isso que vamos aprender agora!

Clique aqui e na próxima página clique no link Transferir para fazer o download do instalador.

Assim que terminar o download faça a instalação normalmente.

Começando a instalação propriamente dita, você poderá escolher se deseja instalar apenas o Windows Live Writer ou mais algum aplicativo no estilo do Messenger por exemplo.

Faça suas escolhas e vá clicando em Instalar e Fechar a medida que as instalações forem sendo concluídas (demora um pouco).

Vá seguindo a instalação até chegar a uma tela parecida com essa:

WLW

Como estou usando um blog em WordPress para a instalação, então vou marcar a opção Outro serviço de blog e clicar em Próximo (o mesmo vale para o Blogger).

Aí é só adicionar o endereço do seu blog (não esqueça o http://), seu nome de usuário e sua senha e depois clicar em Próximo.

Toda a configuração é feita de forma automática e você só precisa esperar e clicar em Concluir ao final. Sem maiores problemas.

Depois disso o Windows Live Writer já está pronto para postar direto no seu blog.

Dicas

Se você usa o Blogger, na sua primeira postagem o WLW vai pedir para você acessar sua conta para liberá-la e assim conseguir postar as imagens.

Independente da plataforma o WLW vai fazer uma postagem rápida para detectar o estilo do blog. Deixe que ele faça isso e não se preocupe, pois ninguém vê essa postagem. Ela é criada e deletada no mesmo instante, servindo apenas para que o WLW consiga “registrar” o estilo do seu blog.

Opções básicas

Descartar documento: Arquivo –> Excluir rascunho…
Usar o layout do blog: Exibir –> Editar
Ver como o post vai ficar no blog: Exibir –> Visualizar
Código fonte: Exibir –> Código-fonte
Cor da fonte: Formatar –> Cor da fonte

Essas e outras opções estão a disposição no menu superior e em atalhos na tela, essa lista foi apenas para servir de ponto de partida. O negócio é vasculhar cada cantinho para aprender tudo!

Última dica

Uma das reclamações de quem começa a usar o WLW é que na hora de publicar seus textos ele troca as aspas por acentos. Na verdade ele vem programado para fazer isso.

Para resolver o problema, vá até Ferramentas -> Contas… e desmarque a caixinha Substituir “aspas normais” por “aspas inglesas” e depois clique em Aplicar e em OK. Pronto! Problema resolvido!

No mais o Windows Live Writer é se não o melhor, mas um dos melhores editores. Na minha opinião, só a possibilidade de poder ir editando o artigo como se ele estivesse no blog já faz do WLW o melhor de todos!

Comments

comments