3 Dicas Para Deixar o Windows Mais Rápido

WindowsXP

Imagem: Jay Simmons

Na minha humilde opinião o Windows XP ainda é o melhor sistema operacional que já usei, por isso continuo usando e não sei se troco por outro não, heim!

O que acontece é que muita gente não faz ideia das melhorias que podem ser feitas para que o Windows XP rode mais rápido e fique até mais leve.

Vamos ver aqui algumas dicas e truques para deixar o Windows XP mais rápido e realmente fazer valer esse título de melhor sistema operacional.

1. Desabilite serviços desnecessários

Clique no botão Iniciar e vá até o Painel de Controle. Clique em Desempenho e manutenção, Ferramentas Administrativas e em Serviços.

Nesse caso, tudo é muito simples e está explicado direitinho, mas é preciso ter muita atenção, pois dependendo do que você desabilitar, você pode fazer com que o sistema fique instável ou até mesmo desabilite algum comando fundamental para que alguma parte do Windows não funcione, como o acesso a internet por exemplo.

Para não correr nenhum risco, vamos ver uma lista de itens que podemos desabilitar para deixar o nosso Windows XP mais rápido e mais “confiável”:

  • Acesso a dispositivo de interface humana
  • Ajuda do cartão Inteligente
  • Cartão Inteligente
  • Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting
  • Configuração zero sem fio
  • Gerenciador de conexão de acesso remoto automático
  • Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota
  • Horário do Windows
  • IMAPI CD-Burning COM Service
  • Número de série de mídia portátil
  • Registro Remoto
  • Roteamento e acesso remoto
  • Sistema de alimentação ininterrupta
  • Telnet

Dica: Essa é uma lista de coisas que EU deixo desabilitadas no meu computador para melhorar o Windows, mas isso é uma opção minha. O que garanto é que ao fazer isso você não vai causar nenhum problema para o seu computador.

2. Acabe com as notificações de erro

Todo mundo já passou por isso: compra o computador, começa a usar o Windows e quando você menos espera, eis que surge uma mensagem do nada pipocando na tela. Assusta? Claro que sim!

O problema é que essas mensagens só servem para isso mesmo, assustar. Então vamos desligar essas mensagens, ok?

Clique no botão Iniciar, em seguida vá em Painel de controle, Desempenho e manutenção e em Sistema. Na janelinha que se abre, clique na aba Avançado.

Na aba avançado, clique em Relatórios de erros e selecione a opção Desabilitar relatórios de erros, deixando marcada apenas a caixinha logo abaixo que diz: Notificar-me quando ocorrerem erros críticos.

3. Gerencie a memória virtual

Essa é para quem ou tem um computador mais novo ou mesmo tem um mais velho, mas que cuida bem e tem uma quantidade de memória razoável (acima de 512 MB).

Se o seu computador tem mais de 512 MB de memória, será muito difícil que ele precise acessar a memória virtual para alguma tarefa. Claro, desde que você cuide bem dele sempre.

Para desativar a memória virtual, clique no botão Iniciar e em Painel de Controle. Em seguida, clique em Desempenho e manutenção e em Sistema.

Mais uma vez na janelinha que se abre, clique na aba Avançado. Uma vez na aba avançado, você verá uma área com o nome Desempenho, clique em Configurações nessa área.

Você verá uma nova janelinha (Opções de desempenho). Clique na aba Avançado e procure pela área Memória virtual e clique em Alterar.

Na janelinha Memória virtual, marque a opção Sem arquivo de paginação e depois clique em Definir e depois clique em OK. Pronto!

Aqui estão, 3 dicas simples, mas que se aplicadas vão fazer grande diferença, pode apostar!

Comments

comments