Como Fazer Backup Com Segurança: Macrium Reflect Free

Todo mundo já passou ou  vai passar pelo momento em que o problema no PC é tão sério que você só tem duas opções: ou utiliza um backup que tenha feito anteriormente com o Windows e seus programas preferidos, ou formata o computador.

Macrium Reflect

Para quem não se lembra ou não sabe o que é isso, já escrevemos uma série de artigos aqui sobre como formatar seu computador. Agora, vamos ver uma alternativa a formatação, ao menos é o que promete o Macrium Reflect Free.

O Programa

O Macrium Reflect Free é um programa de fato bem simples de ser usado, onde você pode criar cópias de segurança (também conhecidas como backups) que podem ser comprimidas em imagens de CD.

Podendo tanto fazer o backup de drives inteiros, como apenas de uma partição a sua escolha ou até mesmo selecionar os arquivos manualmente.

Imagens?

Parece estranho quando falamos de imagem de CD, mas na verdade é bem mais comum e mais simples que você pode imaginar.

As imagens de CD (ISO) são sistemas de arquivos onde se encontram arquivos comprimidos que para funcionarem corretamente precisam estar gravados em um CD ou DVD.

Se usa esse tipo de gravação muito mais para arquivos, programas e jogos que não funcionam diretamente no disco rígido.

Isso e o fato de que a maioria dos Sistemas Operacionais permitirem que as imagens sejam montadas como discos físicos, faz desse sistema de gravação um dos melhores para o caso de backups.

Funções Simples e Seguras

O Macrium Reflect Free verifica a integridade dos arquivos do backup e das imagens do CD evitando que você perca seu tempo com arquivos danificados ao mesmo tempo que também restaura arquivos danificados com um único clique.

Essa Versão

Estamos falando de uma versão gratuita do Macrium Reflect Free, portanto, é de se esperar que algumas funcionalidades estejam desabilitadas, já que em primeiro lugar esse é um programa pago em sua versão completa, então…

Porém, você poderá usar essa versão gratuita (que já é bastante completa) pelo tempo que quiser sem problemas.

Como Fazer o Backup

Para começar o backup clique na guia Backup e depois selecione uma das opções que serão apresentadas. Aí você escolhe se cria imagens, partições, arquivos de definição ou até mesmo um backup programado.

Se você escolher Create Image (onde Criar uma Imagem) você verá uma janela pela qual é possível fazer a configuração do seu backup.

Nesse ponto, basta você selecionar as opções desejadas, criar backups completos ou apenas adicionar arquivos que tenham sido alterados após o último backup feito com o programa.

Ou seja, você poderá sempre atualizar seu backup e manter uma versão recente de tudo.

Velocidade

Todo o processo é feito de forma bem rápida, bastando seguir os passos.

Claro que tudo depende também do desempenho da sua máquina e do tamanho do(s) arquivo(s) copiado(s).

No geral, o primeiro backup costuma demorar mais, mesmo porque, em 99% dos casos, todos querem um backup completo (é muita coisa, né?).

A partir da segunda vez, as coisas ficam mais rápidas e mais fáceis ainda, pois só serão copiados os arquivos que você tenha alterado desde o último backup feito.

Aí está, uma alternativa para o backup do Windows e que é simples e rápida.

O que você está esperando para para testar o Macrium Reflect Free.

Faça bom uso!

Comments

comments