Bankers: Proteja Suas Informações Importantes

ladrao

Imagem: rjmiz

Se pensarmos que a internet ainda é uma novidade no Brasil e a ideia de vírus ainda nem foi assimilada por todas as pessoas que a acessam hoje, isso é simples de constatar, pois além de muitos usuários ainda nem saberem o que é um antivírus, ficam loucos de vontade de clicar em qualquer link externo, seja no MSN, seja no Orkut.

Pois bem, se você que já sabe o que é um vírus, está tranquilo quanto a isso e acha que já sabe tudo, tome nota:

Banker!

É isso mesmo meus amigos, as pessoas que antes desenvolviam vírus para destruir o computador da vítima, agora criam pragas que não destroem nada, mas se instalam no computador da vítima e ficam escondidos, apenas roubando informações.

Coisas como senhas, números de cartão de crédito e dados pessoais de maneira geral.

Espalhando-se

No caso da contaminação não é muito diferente dos vírus que já estamos acostumados, já que os Bankers também utilizam serviços com recursos dinâmicos do tipo email, bate-papo, Orkut, etc.

No caso de serviços como o Orkut e o MSN, a infecção acontece de forma simples e rápida.

Sendo que nesse caso, o Banker envia uma mensagem para todos que constam na lista de contatos da vítima, que ao clicarem no link já estão contaminados.

Como se proteger

Bom, praticamente todos os serviços que você utiliza no seu dia-a-dia possuem proteções que são atualizadas diariamente.

O grande problema é que nenhum serviço, seja ele um cliente de email ou um serviço tipo Orkut, vai conseguir proteger um usuário inocente que sai clicando em tudo que é link que vê pela frente.

Então, a regra geral é: Se receber um link de um amigo, mesmo que na mensagem esteja escrito “Clique aqui, pode confiar!” DESCONFIE! Não clique em nada, não abra nada.

Entre em contato com o seu amigo e pergunte da mensagem. Questione se foi ele mesmo quem mandou?

Você está rico!

Mentira, a mensagem certa deveria ser: Você está ferrado!

Muita gente é infectada e nem sabe disso, simplesmente porque não consegue resistir a uma mensagem que diz que ela ganhou alguma coisa, nem que seja a famosa injeção na testa!

Você realmente se acha tão especial que a Claro, a Vivo e outras empresas do tipo vão te mandar um email exclusivo? Só porque você é cliente deles?

“Você ganhou um super aparelho dos mais modernos com todas as funcionalidades top do top, para pegar o seu, clique aqui”, e você realmente acredita nisso e clica? Ok!

Evite cliques em links que você não tem certeza absoluta que são inofensivos.

Uma última dica

Sempre que entrar em uma página web onde você precisa preencher um formulário que constará seus dados como senhas, número de documentos e coisas do tipo, confira na barra de endereços se a página em que você está é realmente a página que você clicou para entrar.

Óbvio que você pode ver que em 99% dos casos, a URL (endereço) será diferente, mas mesmo que seja igual, existem outras coisas que você deve ver.

Por exemplo: Na própria URL (endereço) da página que pede seus dados como senhas e tal, você deve ver no lugar do http:// normal, um https://

Preste atenção: Um S entrou depois do http e esse S é de Seguro! Além do S você também deve ver a imagem de um cadeado próximo ao relógio do Windows.

Isso tudo junto forma um esquema de segurança que, não é infalível, mas já te ajuda muito.

Principalmente se levarmos em conta que a grande maioria desses Bankers não tem conhecimento suficiente para falsificar uma página assim.

Se você parar para analisar vai ver que a maioria comete erros de português grotescos nos emails que mandam. Enfim…

Preste atenção e segure a sua vontade de clicar. Seu computador agradece!

Comments

comments