Como Desativar o Firewall do Windows

firewall
Photo Credit: Bruno Pedrozo

Todos os dias surgem novos programas e aplicações do Windows e tais novidades algumas vezes acabam entrando em conflito com o próprio sistema.

Na grande maioria das vezes (principalmente quando o assunto é antivirus), o problema está no Firewall do Windows.

Para quem não sabe, o objetivo principal do Firewall do Windows é defender o computador de ataques e invasões externas, fechando as portas de comunicação do seu computador. E aí está o problema!

Algumas vezes o firewall encara um novo programa instalado como uma tentativa de invasão e simplesmente não deixa que esse programa rode.

Testando 1, 2, 3… testando

Claro que se o Firewall do Windows foi feito para proteger o computador, algum motivo ele deve ter para não deixar que alguns programas não sejam instalados. Bom…

Não vou entrar no mérito da questão. O que posso imaginar de alguém que está tentando instalar um programa a qualquer preço é que esse alguém sabe exatamente a fonte deste programa e a considera segura.

O que vamos fazer aqui é aprender a testar a instalação de um programa com e sem o Firewall do Windows ativado.

Desativando o Firewall

Vá até o Painel de controle do Windows (Iniciar -> Painel de controle) e clique em Central de Segurança. Em seguida, clique em Firewall do Windows.

Na janela que se abre, marque a opção Desativado (não recomendado) e clique no botão OK.

Importante: Se você costuma navegar por sites “duvidosos” ou baixar programas, músicas, etc. com programas do tipo emule, evite desativar o Firewall. Se o fizer, lembre-se: é por sua conta e risco!

No mais, aproveite seu computador e instale seus programas (com segurança).

Faça bom uso!

Comments

comments