Browser: Escolha o Seu Navegador Padrão

browsers

Imagem: J. Max

Com a popularização da internet no Brasil e o número crescente de usuários famintos por informação, os desafios vem aumentando e os desenvolvedores se desdobrando para tentar catequizar esses novos usuários.

Entre as brigas mais conhecidas e das que ainda vai dar muito o que falar estão os navegadores.

São tantas as opções de navegadores (Explorer, Firefox, Opera, Chrome, etc.) que fica difícil para o usuário escolher só um.

Por conta dessa quantidade enorme de opções é que resolvi mostrar aqui esses passos simples, mas que vão ajudar quem está começando. Falando dos quatro principais navegadores, vamos ver como tornar um navegador o navegador padrão do sistema.

Padrão: qual navegador você quer?

Muita gente até tenta instalar um navegador diferente do Internet Explorer, mas acaba desistindo quando vê que o novo navegador instalado simplesmente tomou conta do computador e passou a ser o seu navegador padrão.

E então, não pensa duas vezes, não fica com o novo browser instalado na máquina e perde uma grande chance de ter mais uma alternativa.

Vamos entender bem isso:

Um navegador ou browser é antes de qualquer coisa um programa de computador, um software. Isso quer dizer que ele foi desenvolvido por alguém (uma empresa) que deseja que esse programa seja utilizado pelo maior número possível de máquinas. Por isso, cada navegador que é instalado já se configura como o navegador padrão da máquina. Entendeu?

Trocar o navegador padrão

Existe uma forma de trocar o navegador padrão sem precisar desinstalar o navegador atual (vai por mim, eu tenho sete instalados na minha máquina).

Cada navegador tem um jeito de se configurar para torná-lo padrão. O que temos que fazer é escolher o navegador e torná-lo padrão do sistema. Então vamos lá!

Internet Explorer

internet-explorer

Este já é o seu navegador padrão por defeito (por defeito mesmo, porque ninguém deveria usá-lo, enfim…).

Mas se você instalou outro navegador (muito bem!) e agora deseja voltar com o Internet Explorer como o seu navegador padrão (feio, muito feio isso), vá até Ferramentas -> Opções da internet. Na aba Programas em Opção da web padrão, clique em Tornar padrão.

Mozilla Firefox

Firefox

Assim como quase todos os navegadores, o Mozilla Firefox, sempre que se inicia pergunta ao usuário se gostaria que ele se tornasse o navegador padrão.

Se por acaso você marcou a caixinha para que essa mensagem não fosse mais exibida, você pode desfazer isso, clicando em Ferramentas -> Opções e na janela que se abre, na aba Geral em Padrões do sistema marque a caixinha onde está escrito Ao iniciar, verificar se o Firefox é o navegador padrão.

Opera

opera

Na aba Avançado, selecione a opção Programas no menu lateral e marque a opção Verificar se o Opera é o navegador padrão ao iniciar.

Agora é só reiniciar o navegador para receber a mensagem dizendo que ele não é o seu navegador padrão. Aí é só clicar em Sim para torná-lo seu navegador padrão.

Google Chrome

chrome

Procure no canto superior direito uma aba com o desenho de uma chave e clique nela. Em seguida, clique em Opções e na janela que se abre, na aba Básicas em Navegador padrão (na parte de baixo da janela) clique no botão Fazer do Google Chrome meu navegador padrão. Pronto!

Aí estão, os quatro principais navegadores e a possibilidade de utilizar cada um deles como o seu navegador padrão como você quiser, ok?

Faça bom uso!